ARTIGO – ABRADISTI
Os desafios da Inteligência Artificial
Muito se tem falado sobre o uso da Inteligência Artificial (IA), e com razão. O tema é o assunto que os decisores da área de TI mais gostariam de entender. No mais recente Censo das Revendas, realizado pela IT Data para a ABRADISTI junto a 1.460 revendas de TIC, verificamos que a solução também é o que as revendas mais enxergam como oportunidade de crescimento nos próximos anos.
Na elaboração do censo, 39% das revendas afirmaram que não comercializam nada de IA neste momento. Mas quem comercializa está mais focado em segurança das informações, seguida por chatbot e comércio eletrônico.
A IT Data identificou a tendência, nas médias e grandes empresas, de crescimento do interesse na utilização da IA em aplicações de segurança da informação, planejamento e logística nos próximos 12 meses.
Embora o interesse por IA tenha crescido significativamente nos últimos anos, especialmente a partir de 2023, os desenvolvedores ainda estão trabalhando para encontrar formas de integrar a tecnologia a seus produtos e serviços, de forma que seja interessante ao consumidor, além de economicamente viável.
Dessa forma, o mercado ainda se encontra em um estágio de baixa consolidação. Trata-se de um nível de maturidade em que os players estão buscando criar soluções que utilizem a IA ou para adicioná-la a alguns produtos de seus portfólios. Não há um modelo claro que os fornecedores possam seguir ou aplicação-chave em IA que, comprovadamente, encontrará forte e consistente demanda no mercado consumidor.
Fonte: Eletrolar News Ed. 162