ARTIGO – ABRADISTI
O mercado de distribuição de TIC evolui com o Censo das Revendas
Em 2024, estamos na 13ª edição do Censo das Revendas Abradisti. A pesquisa foi sendo aprimorada ao longo de todas as edições já entregues. Um dos avanços é poder identificar qual tipo de revendedor que atua no mercado. Para os distribuidores é uma estratégia ter um plano de ação para tipos diferentes de revenda? Precisamos (re)conhecê-los!
De 2022 para cá, percebemos que a quantidade de revendedores de valor agregado, que chamamos de VAR (da sigla em inglês value-added reseller), tem aumentado muito. Constatamos, dentre as questões do Censo, quanto o serviço é importante na carteira de negócios desse revendedor.
Outra questão agregada em 2024 trata de cloud, que é realidade no dia a dia do distribuidor e do revendedor.
Ainda nesse quesito, tornou-se imprescindível perguntar aos revendedores, de modo geral, de quem mais eles compram. Sabemos que compram na distribuição, mas compram também nos marketplaces? Compram direto do fornecedor? Ou, ainda, em ofertas de marketplaces internacionais? Esse é um dado de grande relevância, que nos mostra o comportamento da revenda.
Esses dados são de suma importância para fabricantes, distribuidores, revendedores e consumidores usufruírem de um mercado brasileiro atualizado e em evolução.
Fonte: Eletrolar News Ed. 160