ARTIGO – ABCOMM
Impactos dos marketplaces no empreendedorismo brasileiro
Os marketplaces têm se destacado como fundamentais para o empreendedorismo digital no Brasil. Pesquisa realizada pela ABComm, em parceria com a Shopee, revela dados que reforçam essa visão e demonstram o impacto profundo do app na vida de milhões de brasileiros: um terço dos vendedores começou a sua jornada de vendas online no marketplace. Isso reflete a acessibilidade e a confiança dos novos empresários no canal online, visto como uma oportunidade de inserção e crescimento no comércio eletrônico.
Segundo a pesquisa, para 30% dos empreendedores locais no marketplace, a Shopee é a principal fonte de renda familiar. Em tempos de incerteza econômica, ter uma fonte de renda estável é crucial, e as vendas online têm se mostrado uma aliada indispensável.
O estudo aponta que 40% dos empreendedores expandiram suas operações após começarem a vender no marketplace. Esse crescimento é impulsionado pela facilidade de uso da ferramenta e pelos recursos oferecidos, permitindo que pequenas e médias empresas escalem suas operações de maneira eficiente.
Apenas na Shopee já são 3 milhões de lojistas brasileiros registrados. Conforme a pesquisa, os vendedores da Shopee também geram oportunidade de emprego para 1,3 milhão de pessoas no País. Ao todo, 25% desses trabalhadores se dedicam exclusivamente às vendas na plataforma.
Mais de 40% dos empreendedores entrevistados têm curso superior, e 65% vendem exclusivamente no formato online. Esse dado mostra o papel da educação na formação de empresários capacitados para enfrentar os desafios do mercado digital. Além disso, 80% dos vendedores relatam grandes conquistas pessoais após começarem a vender na plataforma.
Fonte: Eletrolar News Ed. 163