ELETROPORTÁTEIS – Cafeteira e Torradeira: a dupla de todas as manhãs
por Neusa Japiassu
Segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, o café viu seu mercado crescer com o trabalho remoto, o que beneficiou a categoria de cafeteiras, que, de janeiro a novembro de 2020, teve alta de 23% no faturamento sobre 2019, conforme a empresa de pesquisas GfK. “O gosto do brasileiro pela bebida e a oferta de produtos práticos e acessíveis ajudam positivamente na hora de comprar uma cafeteira”, diz Flávia Bertocco di Celio, gerente de marketing da Newell Brands, detentora da marca Cadence.
Hoje, quando as pessoas fazem suas refeições em casa, a pausa no home office ganhou novo significado com o café. “As famílias buscam cada vez mais conforto e praticidade. Analisando o desenvolvimento do mercado e o crescimento do consumo de café em cápsula e em pó, lançamos diversos modelos com design diferenciado”, conta Raphael Benedetti, gerente de marketing do Groupe SEB, que tem a marca Arno.
O brasileiro está passando pelo que o mercado chama de terceira onda de consumo, diz Darci Friedbel, diretor comercial da Tramontina. “Ele tem buscado cafés de qualidade e diversificado as formas de extrair uma boa bebida. Sem poder frequentar suas cafeterias preferidas, destina investimento um pouco maior para desfrutar um café de qualidade em casa. Assim, o segmento de cafeteiras e moedores de café registrou crescimento superior a 20% em 2020.”
As mudanças econômicas e comportamentais que ocorreram em todo o mundo, nos últimos meses, alteraram os hábitos e geraram aumento nas vendas de máquinas premium, afirma Thaiane Cortez, gerente de marketing da Philips Walita. “Quando comparados os primeiros semestres de 2020 e 2019, houve, em média, crescimento de 12% em valor nas vendas, comprovando a grande tendência de desenvolvimento da categoria com produtos premium.”
CAFÉ COM PÃO QUENTE
A Britânia e a Philco têm vários modelos de cafeteiras e torradeiras. “O brasileiro é um grande consumidor de café, e a praticidade oferecida pelos produtos facilita o preparo para começar o dia”, diz a diretora-executiva Cristiane Clausen. “O café faz parte do cotidiano e da história do País. Da necessidade do consumidor de economizar tempo é que surgem as oportunidades no mercado de cafeteiras e torradeiras elétricas que proporcionam experiência superior em sabor e qualidade”, diz Carla Goes de Barros, gerente de marketing e produto da Lenoxx.
Só o fato de não precisar sair para comprar pão todos os dias contribui para o aumento do uso contínuo da torradeira, pois ela permite aquecer pães congelados, comenta Giovanni Marins Cardoso, cofundador da Mondial Eletrodomésticos. “E a cafeteira elétrica é uma necessidade nacional. Ajuda no preparo da bebida e está sempre à mão. O brasileiro consome café várias vezes durante o dia.”
Há bom tempo no mercado, a torradeira mostrou mais força em 2020 em algumas regiões do País e fez companhia às cafeteiras, sempre bem vendidas, conta Flávia Bordin, gerente de produtos eletroportáteis da Multilaser. Outro motivo de crescimento é a agilidade para preparar um café com pão torrado, diz a gerente de marketing da Black+Decker, Marta Schulz. “A principal motivação para a compra desses produtos é a paixão dos brasileiros por café. A praticidade também impulsiona a categoria.”
MERCADO EM 2021
A partir de maio de 2020, quando as pessoas perceberam que teriam de ficar mais tempo em casa, aumentou a comercialização. “Prevemos crescimento nas vendas de cafeteiras para 2021, na onda da expansão que vimos no segundo semestre de 2020. A comodidade do produto, aliada às necessidades diárias na cozinha, faz com que seja muito procurada”, diz Giovanni, da Mondial Eletrodomésticos.
De janeiro a novembro de 2020, a categoria de cafeteiras teve aumento de 23% no faturamento na comparação com o mesmo período de 2019.
O hábito de tomar um espresso em casa também aumenta as vendas. “Nossa expectativa é de crescimento para máquinas de café especiais, pois há um movimento de mudança de padrões, demandas e tendências de consumo”, diz Thaiane, da Philips Walita. “No Brasil, ainda se consome muito café passado em filtro, mas há inúmeras outras formas que estamos aprendendo a apreciar. Portanto, entendemos que há muito potencial para este mercado”, afirma Darci, da Tramontina.
Máquinas de café moído, espresso ou cápsulas estão em forte expansão. “A maior parte dos brasileiros ainda faz seu café da manhã e da tarde em casa. Além disso, passamos pela renovação dessas máquinas em um momento de maior uso no lar e em especial na sofisticação dos hábitos do consumidor, que busca máquinas com melhor acabamento, novos sistemas e mais práticas”, diz Raphael, do Groupe SEB.
Atender às necessidades de seu público é o foco da Cadence, diz Flávia, da Newell Brands. “A expectativa para esses produtos continua positiva. Queremos seguir trabalhando para aumentar nossas vendas e, para isso, estamos constantemente investindo no desenvolvimento de itens com design e cores que agregam valor.”
Para as marcas Britânia e Philco, a expectativa é de crescimento com lançamento de novos modelos tanto de cafeteiras quanto de torradeiras, segundo Cristiane. A Multilaser tem como plano ampliar a linha de cafeteiras e torradeiras em 2021, para poder oferecer mais opções aos clientes, adianta Flávia.
Cafeteiras e torradeiras têm forte relação com hábitos familiares, diz Marta, da Black+Decker. “Temos uma expectativa bastante positiva. A tendência é as pessoas valorizarem cada vez mais o convívio familiar, o que acaba influenciando o crescimento de categorias como as de cafeteiras e torradeiras.”
“Para o próximo ano, vemos um cenário positivo, tendo em vista a perspectiva da recuperação gradual da economia no pós-pandemia. E acreditamos que o reaquecimento do consumo tem potencial para expandir ainda mais a nossa linha de produtos”, comenta Carla, da Lenoxx.
Veja os produtos destacados pelas empresas.
ARNO / GROUPE SEB
A Arno, marca do grupo, tem a nova linha Nescafé Dolce Gusto, com três modelos: Basic, Plus e Touch. “A máquina de café Genio S Plus tem 15 bars de pressão, reservatório de 0,8 litro, alerta de limpeza e Play&Select, que alia praticidade e precisão no preparo automático. Possui mais de 30 opções de cápsulas, desde café até lácteos e chás”, diz o gerente de marketing.
Com filtro Element a cafeteira tem gotejador de água extragrande, timer integrado de até 24 horas, design moderno e painel eletrônico exclusivo. Possui filtro permanente, capacidade para até 45 xícaras de café, filtragem otimizada e controle de gotejamento. Vem com colher dosadora de pó.
BLACK+DECKER
A cafeteira CM2001 possuidesign que combina com todas as cozinhas e os atuais home offices, diz a gerente de marketing. “Tem capacidade para 25 a 30 cafés e jarra térmica em inox, que mantém a temperatura da bebida por mais tempo.”
O tostador modelo TO800, também com design e acabamento modernos, é um produto com múltiplas funções: tosta, aquece e descongela. É indicado para quem não abre mão de uma torrada no café da manhã.
BRITÂNIA
Possui extenso portfólio de cafeteiras, de duas até 38 xícaras. “A marca tem o modelo mais vendido do mercado há 10 anos, o CP15”, conta a diretora-executiva da empresa. Com design diferenciado, corpo em inox e visor de filtro, a cafeteira BCF36PI tem800 W de potência e faz até 32 cafés.
Em torradeiras, o modelo Tostapane PR tem atésete níveis de tostagem e as funções reaquecer, descongelar e cancelar. Aceita todos os tipos e tamanhos de pão.
PHILCO
Com a marca Philco, a cafeteira PCF50PDI faz até 45 cafés e tem 1.000 W. Possui função soft drip, que conserva as propriedades do café e homogeneíza o sabor.
Na linha de torradeiras da Philco, o destaque é para a French Toast Inox, com oito níveis de tostagem e funções reaquecer, descongelar, cancelar. Aceita pães de diversos tamanhos.
CADENCE
Seu mais recente lançamento é a cafeteira elétrica O’Clock (CAF205), que vem com copo térmico portátil, conta a gerente de marketing da Newell Brands, dona da marca Cadence. “É compacta, fácil de limpar e guardar, e seu copo térmico tem cavidade interna de inox e externa de plástico. Possui capacidade de 400 ml e filtro permanente.”
LENOXX
Destaca a cafeteira Easy Red (PCA019), com capacidade para 18 cafés, jarra de vidro especial, filtro permanente e sistema corta-pingo. “Apostamos em produtos de qualidade, com roupagem moderna e preços acessíveis”, diz a gerente de marketing e produtos da empresa.
Já a torradeira Inox Red (PTR203) tosta, aquece e descongela. Tem duas aberturas largas para pães de tamanhos variados, seletor com seis níveis de temperatura para ajustar tostagem e crocância e botão de cancelamento.
MONDIAL ELETRODOMÉSTICOS
Sua linha tem 12 modelos de cafeteiras elétricas e três de torradeiras. “Temos cafeteiras que servem o café diretamente nas xícaras com jarra térmica, e espresso”, diz o cofundador da Mondial. “A Dolce Arome Digital C-31-DG-32x faz até 32 xícaras e possui função programável para preparar o café sempre na hora desejada, corta-pingos, indicador de nível de água e porta-filtro permanente.”
A torradeira T-13, assim como os outros dois modelos da linha, tem abertura extralarga para acomodar diferentes tipos de pães, design moderno, seis opções de tostagem e função cancelar.
MULTILASER
Dispõe de quatro modelos de cafeteiras convencionais e dois de torradeiras, diz a gerente de produtos eletroportáteis da empresa. “Temos cafeteiras de duas xícaras. Elas preparam um café quentinho diretamente na xícara.” Seu destaque é a BE015/16 na cor vermelha, disponível em 127 V e 220 V.
Em torradeiras, o modelo CE141/142 possui seis níveis de aquecimento e coletor de migalhas. Também na cor vermelha, está disponível em 127 V e 220 V.
PHILIPS WALITA
Com design moderno e sofisticado, a LatteGo, cafeteira premium, tem moinhos 100% em cerâmica, que podem ser ajustados em 12 níveis para escolher a moagem do café, explica a gerente de marketing da Philips Walita. “Conta com um sistema que produz espuma de leite suave e cremosa, filtro AquaClean, Aroma Extract, compartimento com capacidade de até 275 gramas para pó e grãos de café, reservatório de água de 1,8 litro, desligamento automático e garantia estendida de dois anos.”
TRAMONTINA
Seu destaque é a cafeteira Express Pro. “O modelo possui moedor com 16 níveis para obter a espessura correta de acordo com o tipo de grão e controle da dose de moagem”, explica o diretor comercial da Tramontina. O modelo tem corpo de aço inox, conta com sistema de aquecimento de água preciso, vaporizador de leite e bomba de pressão de 15 bar.
Fonte: Revista Eletrolar News ed. 140