DIA DAS MÃES – Conforto térmico
A proximidade dos dias mais frios estimula a busca por aquecedores elétricos portáteis, bons representantes do conforto térmico, cujas vendas se concentram nos meses do outono e do inverno, incluindo-se aí o Dia das Mães. Se fizer frio perto da data, o volume de vendas aumenta, diz Giovanni Marins Cardoso, sócio-fundador e CEO da Mondial Eletrodomésticos. “O mercado é estável, tem leve crescimento e se movimenta mais quando há uma sequência de dias frios. Embora tenha a concorrência dos condicionadores de ar quente/frio, nos banheiros e salas é sempre uma necessidade adicional.”
Nos últimos anos, as vendas dos condicionadores de ar realmente cresceram devido às suas funcionalidades, mas ainda perdem para os aquecedores no quesito portabilidade, afirma Moisés Botelho, gerente de marketing da Ventisol. “O aquecedor tem a sua sazonalidade, mas o mercado se mantém forte, e a possibilidade de levá-lo para diferentes cômodos torna o produto prático de usar. Alia-se a isso, o seu custo baixo.”
As regiões mais frias do Brasil, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, registram as maiores vendas de aquecedores elétricos portáteis.
O mercado de aquecedores elétricos está em evolução, e a demanda continuará crescendo nos próximos anos, pois da mesma maneira como as pessoas se valem de ventiladores no verão, elas procuram os aquecedores no inverno, diz Flávia Bertocco Di Cielo, gerente de marketing da Newell Brands, detentora da marca Cadence. “O consumidor já percebe a importância desses produtos no sentido de serem uma solução barata, segura e confiável para o conforto térmico.”
Motivação
A compra é motivada pelo clima, afirma a gerente de marketing da Newell Brands. “Os principais compradores vivem em cidades que marcam baixas temperaturas durante o outono e o inverno, regiões mais frias do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nesses lugares, durante vários meses, eles são essenciais para o conforto térmico de famílias inteiras, aquecendo ambientes na hora de dormir, na troca de roupas das crianças e no momento das refeições.”
Da mesma maneira como as pessoas procuram os ventiladores no verão, elas buscam o conforto térmico proporcionado pelos aquecedores elétricos no inverno.
No Brasil, país tropical, predominam as altas temperaturas. Assim as pessoas têm ventiladores e condicionadores de ar para o calor, mas, quando o frio chega, os aquecedores são necessários mesmo que por pouco tempo, diz o gerente de marketing da Ventisol. “Os consumidores buscam conforto por preço acessível. Então, lareiras, aquecimento de chão ou de paredes, entre outras opções que requerem maior investimento. Os dias frios no País são poucos na maioria das regiões.”
Da mesma opinião é o fundador da Mondial. “O produto é muito importante nos dias frios para aquecer o banheiro antes do banho, o quarto antes de dormir e para ver televisão. O choque térmico é desagradável quando estamos aquecidos e entramos em um ambiente gelado, então o aquecedor resolve eficazmente esse problema.” A seguir, alguns destaques do mercado.
Cadence
Dispõe de três modelos de aquecedores elétricos portáteis. Blaze Air (AQC421), Aquecedor Termoventilador Auros (AQC412) e Solari (AQC400). O primeiro é um termoventilador indicado para espaços de até 25 m². Com exclusivo design, o Blaze Air conta com dois níveis de aquecimento, além de ventilador, o que lhe permite reduzir a umidade do ambiente. Possui 1.500 W na versão 110 V e 2.000 W na de 220 V, hélice que amplia a circulação de ar quente e alta resistência.
O Solari tem o eficiente sistema de aquecimento PTC Ceramic, que prolonga a sensação de calor, 1.500 W de potência e três opções de aquecimento: normal, morno e quente. Possui pino de proteção que desliga o aparelho em caso de queda e grade protetora que evita o conto direto com o sistema de aquecimento. E o Auros, leve e compacto, aquece e desumidifica o ambiente. Tem alça para transporte, controle de temperatura com dois níveis de aquecimento e um de ventilação, 1.500 W de potência e está disponível em 110 V e 220 V.
Mondial Eletrodomésticos
Conta com uma linha completa de aquecedores. O A-08, que também é desumidificador, e o A-05, aquecedor termocerâmico de ar, aquecem rápido banheiros, quartos e pequenas salas de até 16 m². Por ser cerâmico, o A-05 mantém o calor mais constante no ambiente e tem menor fluxo de ar, o que é preferido por alguns clientes.
Disponibiliza, também, o aquecedor a óleo, para quartos e salas de até 20 m². Com nível de ruído zero, aquece o ar por convecção, trocando calor através dos elementos de aquecimento, e não queima oxigênio. O aparelho leva cerca de duas horas para aquecer o ambiente. E o A-09 é um aquecedor a quartzo. Por meio das lâmpadas de quartzo, aquece o ambiente à frente dele rapidamente. É indicado para quem gosta da radiação direta.
Ventisol
Trabalha com quatro tipos de aquecedores residenciais portáteis. O Termoventilador A1, com 2.000 W de potência, é o modelo pequeno, prático e potente da marca. Tem três intensidades de aquecimento, dispositivo de segurança e luz de funcionamento. O Aquecedor de Quartzo, com 800 W de potência, possui dois tubos de quartzo, com duas intensidades de aquecimento, dispositivo e grade de segurança.
Mais um aparelho, o aquecedor halógeno, com 1.200 W de potência, conta com três lâmpadas halógenas de acionamento independente, dispositivo e grade de segurança. E o aquecedor a óleo, com 15.000 W de potência, é para ambientes maiores. Possui termostato inteligente com três níveis de intensidade de aquecimento e controle de temperatura, dispositivo de segurança e rodas para facilitar o transporte.
Água aquecida
Para os dias frios, quando nada é mais confortável do que lavar o rosto e as mãos com água aquecida, a Lorenzetti tem o aquecedor elétrico Versátil. “Nos dias mais frios, a procura pelo produto é mais acentuada, é um período em que fazer a barba ou lavar a louça carecem de água aquecida para que as tarefas sejam executadas com mais conforto”, diz Paulo Galina, gerente de marketing da empresa.
O produto oferece três opções de temperatura. Conta com duas saídas de água, uma fria e outra quente, e pode ser utilizado com todos os modelos de torneiras. A instalação é fácil, diz Paulo. “Não exige reforma na cozinha, no lavatório nem na torneira ou misturador. Pode, também, ser instalado em pias e bidês e possui eficiência energética superior a 95%.”
Fonte: Revista Eletrolar News ed. 135 – por Leda Cavalcanti