
ARTIGO – GREEN ELETRON
2025: um ano decisivo para a logística reversa de eletroeletrônicos no Brasil

GERENTE-EXECUTIVO DA GREEN ELETRON
É impossível, no início de um novo ano, não olhar para trás a fim de poder traçar metas e entender os desafios do ano que acaba de chegar. E isso vale tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.
No que diz respeito à logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias em fim de vida útil, área de atuação da Green Eletron, maior entidade gestora do setor no Brasil, 2025 tem um gosto muito especial.
Como preveem o Acordo Setorial e o Decreto Federal n° 10.240/20 para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes, até o fim deste ano todos os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes deverão ter Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), sendo um a cada 25 mil habitantes, totalizando 5.050 e cobrindo 65% da população.
Além disso, a meta que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm para realizar a coleta e destinação final ambientalmente correta de eletroeletrônicos é a maior e mais desafiadora desde quando a lei entrou em vigor: 17% do que foi colocado no mercado brasileiro no ano de 2018, aproximadamente 12 mil toneladas.
Apesar de metas tão ousadas, a experiência mostra que, com muito trabalho, é possível cumpri-las, como temos feito todos esses anos. Entretanto, para que possamos avançar é imprescindível que governo, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e população façam a sua parte para que, em um futuro próximo, possamos ser uma sociedade mais consciente sobre o seu papel na economia circular.
Fonte: Eletrolar News Ed. 165