ARTIGO – GREEN ELETRON
Dia Mundial do Lixo Eletrônico: lembrete para ação urgente
O Dia Mundial do Lixo Eletrônico foi lembrado em 14 de outubro último. A data nasceu em 2018 para chamar a atenção sobre a temática do consumo desenfreado e do descarte incorreto de aparelhos eletroeletrônicos quebrados ou no fim de sua vida útil.
Segundo dados recentes do E-Waste Monitor, um dos estudos mais completos sobre o tema, em 2022, em todo o mundo foram geradas 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico, e apenas 22% desse montante foi realmente reciclado. Aqui no Brasil, a situação não é diferente. O estudo aponta que os brasileiros geram, em média, todo ano, 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Apenas 770 mil toneladas passam pelo processo de reciclagem.
Nunca é demais alertar que esse tipo de resíduo, seja pilha, bateria ou qualquer eletrodoméstico, contém, muitas vezes, componentes que, ao serem manuseados de forma incorreta, podem contaminar o solo, a água e, consequentemente, afetar animais e seres humanos. Além disso, esses produtos, após utilizados, têm a possibilidade de serem totalmente reaproveitados quando encaminhados para a reciclagem.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) vem obtendo resultados, mesmo que lentos, desde que entrou em vigor. Entretanto, ela não funciona sem a nossa ajuda. Por isso, é importante que todos nós façamos a nossa parte! A indústria e o varejo se responsabilizando pela logística reversa e os consumidores levando esses produtos a um ponto de coleta específico para isso. O meio ambiente agradece!
Fonte: Eletrolar News Ed. 163