Cresce a venda de veículos elétricos no Brasil
As expectativas já bateram recorde.
Os carros eletrificados conquistaram a fatia de 4,6% de market share sobre o total de vendas de veículos no Brasil, em 2023. Neste ano, a participação de mercado já está em torno de 8%, sendo que 5%, em média, são representados pelos veículos plug-in. Isso significa que o mercado amadureceu rapidamente no País, diz Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
por Dilnara Titara
A categoria, no Brasil, tem apresentado crescimento impressionante, superando expectativas e batendo recordes de vendas. Segundo a ABVE, a previsão é que as vendas de carros elétricos superem as 150 mil unidades em 2024, com os veículos plug-in, que possuem recarga externa das baterias, liderando a preferência dos consumidores.
Mesmo diante do aumento do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos, anunciado pelo governo federal em janeiro deste ano, há uma clara tendência de crescimento contínuo. Especialistas apontam que a adoção desses veículos está transformando o cenário automotivo brasileiro.
Recorde de venda em 2023
O mercado de carros elétricos no Brasil atingiu um marco em 2023. As vendas totais de veículos eletrificados chegaram a 93.927 unidades, batendo o recorde da série histórica da ABVE, conforme destaca Ricardo Bastos. “A nossa expectativa é que em 2024 o volume ultrapasse 150 mil unidades, o que significa crescimento de cerca de 60% em relação aos números de 2023.”
Esse crescimento pode ser atribuído a vários fatores, que transcendem a esfera tributária. Inclui, principalmente, o aumento da conscientização ambiental, que tem impulsionado a demanda por veículos elétricos, a redução nos custos de produção e os avanços tecnológicos que os tornaram mais acessíveis e atraentes aos consumidores.
Incentivos e desafios
Desde janeiro, o governo federal passou a taxar a importação de veículos elétricos e híbridos, com o intuito de incentivar a produção nacional. O grande desafio é elaborar políticas governamentais adequadas que permitam a implementação de tecnologias compatíveis com os veículos eletrificados, como a instalação de carregadores em estradas, por exemplo.
É necessário que haja um ambiente regulatório amigável e seguro para a eletromobilidade e que isso se dê nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Também é preciso uma estratégia nacional de transição para a descarbonização dos transportes, integrando e harmonizando as iniciativas subnacionais.
O programa Mover, aprovado recentemente no Congresso, é um primeiro grande passo nessa direção, destaca o presidente da associação. “Ele cria um conjunto de incentivos tanto para a indústria automotiva quanto para a infraestrutura de recarga, promovendo a expansão do mercado de veículos elétricos no Brasil.”
Expectativas para 2024
Apesar dos obstáculos fiscais, especialistas do setor automotivo preveem um futuro promissor para os carros elétricos no Brasil. A expectativa é que, com o aumento da infraestrutura de recarga e a contínua redução dos custos de produção, os carros elétricos se tornem ainda mais acessíveis à população em geral. Além disso, políticas públicas voltadas para a mobilidade sustentável e a crescente conscientização sobre as mudanças climáticas devem impulsionar ainda mais as vendas nos próximos anos.
Na estimativa da associação, o Brasil terá cerca de 1 milhão de carros elétricos e híbridos em circulação até 2030, com uma participação de mercado em torno de 30%. De janeiro a maio deste ano, foram comercializados 64.908 veículos leves eletrificados.
ELETROCAR Show: Apoio ao crescimento da mobilidade sustentável
Serão três dias de negócios dedicados a apoiar o crescimento da categoria de veículos elétricos. Uma área exclusiva será montada, servindo como ponto de encontro e cenário ideal para empresas apresentarem as tendências e a evolução do setor, e fazerem negócios.
O evento proporcionará experiências únicas em um só lugar, com a presença dos veículos elétricos disponíveis no mercado brasileiro. O grande diferencial dessa feira é a oportunidade de conversar diretamente com os representantes das marcas e conhecer alguns modelos de perto no ELETROCAR Test Drive Experience. A feira se realizará no Novo Distrito Anhembi, de 23 a 26 de junho de 2025.
Fonte: Revista Eletrolar News – Edição #161