ARTIGO – ABCOMM
IA: tecnologia promete alavancar vendas no e-commerce em 2024
O ano de 2024 será mais um período promissor para o e-commerce no Brasil. As vendas pela internet devem ultrapassar os R$ 204 bilhões em faturamento e atingir 92 milhões de consumidores que compram em lojas virtuais. Os números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram a popularização e o crescimento do digital.
A principal tendência da vez é o uso da inteligência artificial para impulsionar as transações online. A ferramenta já vem sendo usada no atendimento ao cliente, na precificação dinâmica, na criação de conteúdos mais atraentes e na personalização de ofertas para os consumidores.
Empresas mais tradicionais também investem em tecnologia e segurança, assim como os bancos avançam em sistemas antifraudes. Atualmente, a maioria dos problemas em lojas virtuais acontece por distração do cliente ao digitar dados em sites que não usam criptografia, ou por golpes de descontos agressivos, que prometem preços abaixo da média de mercado.
Como usar a IA a favor da loja online?
A inteligência artificial vai, principalmente, ao encontro da criação e geração de conteúdo para atrair os consumidores, seja com textos ou imagens. A ferramenta otimiza esse tipo de atividade que requer tempo e custo.
Algumas lojas também já utilizam a IA para a conversão de vendas, adotando estratégias fundamentais para alavancar os resultados, como montar vitrines específicas de acordo com o perfil dos visitantes e disparar campanhas por e-mail com ofertas individuais, conforme o histórico de comportamento e a preferência de cada consumidor.
Fonte: Eletrolar News Ed. 160