ARTIGO – ELETROS
Queda nos juros traz otimismo, mas precisa seguir avançando para impactar a realidade
A redução de 0,75% na taxa de juros, saindo de 13,25% para 12,75%, é uma demonstração muito positiva de que, de fato, o Banco Central entende que os juros devem seguir em queda progressiva se os indicadores macroeconômicos permanecerem estáveis.
Ainda que houvesse a expectativa de um corte ainda maior para que, de forma mais acelerada, pudéssemos experimentar uma retomada mais consistente no consumo, a sinalização de uma política monetária mais flexível já melhora o nível de confiança do setor produtivo.
Juros mais baixos tornam o crédito mais acessível, contexto fundamental para o crescimento de diversos setores da economia, impulsionados pelo consumo. Esta também é a realidade do setor eletroeletrônico.
Outros elementos, como inflação sob controle, crescimento do PIB e iniciativas do poder público, como o programa Desenrola, ajudam a compor um cenário mais otimista.
Com a próxima reunião do Copom prevista para acontecer poucas semanas antes da Black Friday, pode ser que uma nova queda nos juros deixe de ser uma expectativa de melhora no futuro e passe a interferir de forma concreta na realidade.
Fonte: Eletrolar News #157