ARTIGO – ABREE
A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE ADEQUADO DE EMBALAGENS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS
É comum que ao trocar um eletroeletrônico ou eletrodoméstico não nos atentemos ao descarte adequado de sua embalagem. Isso acontece porque não paramos para pensar que negligenciar esse descarte pode ser muito ruim para o meio ambiente, acreditando que essas embalagens são apenas resíduos comuns.
Na verdade, essas embalagens frequentemente contêm materiais tóxicos e poluentes (plásticos, papelões, metais pesados e substâncias químicas prejudiciais). Quando misturadas ao resíduo comum, podem causar muitos danos à natureza, como a contaminação do solo e da água. O impacto é grande para a vida animal e humana, e as consequências são duradouras.
Esse cenário demanda uma atenção especial à reciclagem, pois possibilita a reinserção desses materiais no processo produtivo e possibilita que menos matérias-primas sejam extraídas da natureza para a produção de novas embalagens, o que já mostra um impacto positivo no meio ambiente. Além disso, a reciclagem contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, dada a correta destinação de parte dos resíduos.
Todo o processo, no entanto, começa com a educação da população, que precisa ser conscientizada e incentivada a praticar o descarte responsável. Essa conscientização se expande às empresas e aos seus programas de tratamento, e aos governos, por meio de regulamentações, políticas públicas de incentivo e infraestrutura. O descarte ambientalmente adequado dessas embalagens é uma questão que demanda atenção imediata, e todos podem fazer a sua parte.
Fonte: Eletrolar News #156