ARTIGO – GREEN ELETRON
Política Nacional de Resíduos Sólidos: 13 anos de avanços e desafios
No último dia 2 de agosto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei nº 12.305/10) fez 13 anos. Como uma das primeiras movimentações legais para o descarte correto de resíduos de todos os tipos, foi o pontapé inicial nos esforços que resultaram no Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos, de 2019.
Quando publicada, em 2010, a PNRS trouxe a obrigação da criação de sistemas de logística reversa aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Na época, não foram todos os envolvidos que a receberam com bons olhos, uma vez que poderia trazer despesas extras aos responsáveis, o que vem mudando com o tempo.
Hoje, o cenário ainda não é o ideal, mas é mais animador. No caso específico dos eletroeletrônicos e pilhas, contamos com mais empresas se responsabilizando pela destinação de parte dos seus produtos e com o crescimento dos volumes coletados todos os anos. As metas têm sido alcançadas graças aos esforços conjuntos da indústria e da população, que, aos poucos, se informa e se conscientiza sobre a importância de descartar os resíduos nos locais corretos, permitindo a reciclagem.
O caminho é longo, mas, com trabalho e dedicação, acredito que as evoluções vão continuar acontecendo. Assim, atendemos o que pede a PNRS: o manejo adequado dos resíduos e o incentivo à reciclagem, à participação corporativa e popular, que fazem a logística reversa acontecer.
Fonte: Eletrolar News #156