HOMENAGEM AO VAREJO
Uma noite de festa para os varejistas que a indústria elegeu como os destaques de 2022
Os varejistas que, na opinião da indústria, se destacaram no último ano serão homenageados pelo Grupo Eletrolar na 6ª edição do Evento Presidentes. Será uma festa de confraternização entre a indústria e o varejo, e um reconhecimento aos que sabem que a negociação não é um confronto, mas sim o início de um relacionamento que rende dividendos para as duas partes. Nesta matéria, conheça um pouco sobre as redes homenageadas.
BEMOL
Fundada em 1942, em Manaus (AM), atua dentro de um código de ética que visa fortalecer a prestação de serviços e a boa conduta empresarial perante a sociedade. Tem 39 lojas físicas de departamentos, que atendem cidades da Amazônia Ocidental, como Manaus, Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco, um e-commerce para todo o Brasil e três centros de distribuição, além de mercados e farmácias.
Desde 1993, se destaca como a maior contribuinte de ICMS do estado do Amazonas, no segmento comercial. Dentre as categorias presentes em suas lojas, estão as de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, eletroportáteis, celulares, informática, games, climatização, móveis, casa e decoração, brinquedos, material escolar e ferramentas. No ano passado, lançou a conta Bemol Digital, seu braço de serviços financeiros.
CASA & VÍDEO
De sua fusão com a Le Biscuit, nasceu a CVLB, uma das maiores empresas de varejo do Brasil. Juntas, têm quase 400 lojas físicas em 15 estados, nas Regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e dois centros de distribuição, na Bahia e no Rio de Janeiro. A fusão coloca ambas em outro patamar, com a ampliação dos serviços, ganho de escala, aumento de eficiência e maior capacidade de investimento.
As duas marcas serão mantidas e haverá mais espaço para o crescimento orgânico das vendas, inclusive digitais, e expansão do número de lojas. A CVLB se beneficiará da expertise da Casa & Vídeo na venda de eletroportáteis e smartphones e do know-how da Le Biscuit em itens de sazonalidade e desenvolvimento de marcas próprias.
FAST SHOP
Começou a operar em 1986, como concessionária autorizada Yamaha. Em 1991, inaugurou sua primeira loja no Shopping Ibirapuera, na capital paulista, e, em 2000, o site de vendas pela internet. Hoje, tem mais de 80 lojas físicas em grandes capitais. Além de São Paulo, está presente em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Em 2008, lançou a primeira Apple Premium Reseller do País, a A2YOU.
Em suas unidades, reconhecidas pelo bom gosto, há ambientes prontos para a experimentação dos produtos. Apresenta o que há de mais novo em eletrodomésticos, eletroeletrônicos, telefonia e informática. Uma de suas características é vender, principalmente, produtos de grandes marcas. Conta, também, com serviços especializados, como Ultra Fast, que entrega a compra em até duas horas.
GAZIN
Há mais de 55 anos no mercado, a Gazin mantém a sede em Douradina (PR), onde nasceu. Hoje, tem 327 lojas distribuídas nos estados do Paraná, Amazonas, Acre, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins. Conta, também, com 24 centros de distribuição e e-commerce. O Grupo Gazin é composto por 11 empresas.
Todas as suas lojas são de rua. Nas médias e grandes cidades, elas estão no centro, atuando, também, fortemente nos bairros, uma política tradicional da rede. Do seu mix de produtos fazem parte eletroeletrônicos, eletrodomésticos, portáteis, móveis, colchões, utilidades domésticas, climatização, ventilação, informática e lazer. Em 1996, abriu o Atacado Gazin para atender lojistas de pequeno e médio porte em todo o País.
GRUPO CARREFOUR
Em 1975, chegou ao Brasil e abriu o seu primeiro hipermercado em São Paulo, com um conceito inovador, que mexeu com o varejo alimentar. Hoje, é um ecossistema de negócios, que atende a diferentes segmentos. Vende praticamente tudo, de alimentos a eletrodomésticos e eletroeletrônicos. As operações no Brasil se tornaram a segunda mais importante do grupo, atrás somente do mercado francês.
Conta com mais de 1.100 pontos de venda em todos os estados do País e Distrito Federal e diversos formatos. Entre eles, Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Sam´s Club (clube de compras). Valoriza a diversidade no quadro de colaboradores e atua forte na questão da sustentabilidade.
HAVAN
Sua primeira loja foi inaugurada em 1986, em Brusque (SC). Tinha apenas 45 m², um colaborador e vendia somente tecidos. Atualmente, emprega mais de 22 mil funcionários e possui mais de 170 unidades em 22 estados do Brasil, a maior parte delas concentrada nas Regiões Sul e Sudeste. As lojas têm metragem média de 4,7 mil m². Algumas contam com espaço de lazer.
Em seu portfólio, há eletrodomésticos eletroeletrônicos, celulares, cama, mesa e banho, ferramentas e produtos de jardinagem, entre outros itens. No total, são mais de 350 mil itens. Em 1995, colocou a primeira estátua da liberdade na fachada de uma loja, o que se tornou uma característica da rede. Atua no e-commerce, e seu centro de distribuição, com 200 mil m², fica em Barra Velha, no interior de Santa Catarina, abastecendo todas as lojas da Havan.
KOERICH
Fundada há 68 anos, como um armazém de secos e molhados, é uma das principais marcas de Santa Catarina, onde possui 122 lojas e um centro de distribuição, na cidade de Biguaçu, próxima à capital Florianópolis. Em 1993, passou a atuar no comércio de móveis e eletroeletrônicos. Seu mix também inclui as categorias de ar e ventilação, eletroportáteis, automotivo, esporte e lazer, criança e bebê, brinquedos, decoração e ferramentas.
Além dos seus pontos tradicionais de venda, a Koerich vem investindo em megalojas, cuja característica é um portfólio diferenciado e ampliado, em tecnologia, logística e canais online, integrando seus serviços e oferecendo mais agilidade aos clientes. Investe, também, em governança corporativa e nas políticas de ESG.
LOJAS CEM
Com 71 anos de atividade, completados no dia 1º de julho, Lojas Cem conta com 302 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, todas em prédios próprios padronizados. A mais recente unidade foi aberta em 30 de junho deste ano em Morro Agudo, no interior de São Paulo. Sediada em Salto (SP), a rede tem na mesma cidade o seu centro de distribuição, com área de armazenagem de 233.200 m².
A empresa atua dentro das normas ESG. Investe em energia fotovoltaica e sustentabilidade. A maior parte de suas lojas funciona com energia limpa e renovável. Também não adquire móveis sem conhecer a procedência da madeira. Em cada loja, disponibiliza 4 mil itens, incluindo as linhas branca e marrom, eletroportáteis, celulares, produtos de informática, móveis, bicicletas e utilidades domésticas.
LOJAS COLOMBO
A rede, fundada em 1961 por Adelino Colombo, na cidade de Farroupilha (RS), onde ainda hoje mantém a sua sede, é a maior varejista de eletrodomésticos e móveis da Região Sul do Brasil. Tem 302 lojas físicas e está presente em 205 cidades dos estados sulinos e no Mato Grosso do Sul. Conta com dois centros de distribuição, em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), e cinco entrepostos de frota própria.
Neste ano, a varejista já inaugurou 11 unidades. Seu mix é amplo, engloba mais de 100 mil itens entre eletrodomésticos, eletroeletrônicos, eletroportáteis, smartphones, decoração, cama, mesa e banho e esporte e lazer. Atua no e-commerce e no marketplace. Com seu site responsivo, tem condições de vender para todo o Brasil.
MAGAZINE LUIZA
Nasceu como uma pequena loja de presentes na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 1957, e tornou-se uma das grandes varejistas do País. Tem 1.302 unidades distribuídas em 20 estados brasileiros, cerca de 35 mil funcionários e 23 centros de distribuição. Vivenciou vários ciclos: expansão pelo interior do Brasil, entrada no mercado de São Paulo, abrangência regional via aquisições e transformação digital. Criou um ecossistema que contribuiu para que milhares de outros negócios ingressassem no universo digital.
Disponibiliza mais de 26 milhões de itens e trabalha muito pelo marketplace. Rede multicanal, se modernizou, mas mantém a sua cultura e seus valores. Também avança na pauta ambiental com comitês que estudam mecanismos de redução de resíduos e de consumo de recursos naturais. Inseriu no processo de embalagem o plástico reciclado e economizou, no ano passado, 300 toneladas de matéria-prima virgem. Agora, 60% do material usado na confecção das embalagens é reciclado.
NOVO MUNDO
A rede, que integra um grupo que atua em diversas áreas, como agronegócio, indústria e shopping de atacado, registrou crescimento acumulado de 12% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022. Desde 2015, trabalha de forma multicanal e, em 2020, promoveu a transformação digital na totalidade das lojas. Fez a integração plena do físico com o digital, ofertando o mesmo preço no site e nas lojas.
Hoje, possui 153 lojas em oito estados: Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará, Amazonas, Roraima e Bahia, além do Distrito Federal. Conta com seis centros de distribuição, situados em Goiânia, Cuiabá, Belém, São Luiz, Manaus e Brasília, e três entrepostos, em Boa Vista, Santarém e Palmas. Seu mix abrange 300 mil itens, incluindo o marketplace. Entre eles, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, portáteis, celulares e móveis.
VIA
Está presente na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, com as vendas online do Extra.com.br, as soluções financeiras do banQi, a fábrica de móveis Bartira e a logtech Asap Log, além da associação com a Distrito. A nova identidade, com a qual passou de Via Varejo para VIA, se deu em 2021. O objetivo foi reforçar a estratégia de ser reconhecida como a melhor via de compras, serviços e logística.
Com cerca de 45 mil colaboradores, a VIA possui capital aberto na B3 desde 2013. Conta com lojas em mais de 450 municípios, em 22 estados e no DistritoFederal. Com sua robusta e digital rede logística, conecta cerca de 1,1 mil lojas físicas, 30 centros de distribuição em 21 estados e hubs de entregas a cerca de 97 milhões de clientes. Em seu mix, estão eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares, smartphones e tablets, informática, móveis e artigos esportivos.
Fonte: Revista Eletrolar News – Edição #155