ARTIGO – ABREE
Qual a importância das parcerias para o sistema de logística reversa?
Para a realização do processo de logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, é essencial contar com a colaboração dos principais elos da cadeia produtiva desses equipamentos. Por isso, o trabalho desenvolvido pelas entidades gestoras é estratégico. As associações viabilizam, por meio de parceria com municípios, empresas varejistas e prestadores de serviços, o recebimento dos produtos pós-consumo e a realização da destinação final ambientalmente correta, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Amparados pela legislação, por meio do Decreto Federal nº 10.240/2020, que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e sua destinação final ambientalmente adequada, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes unem esforços para disseminar informações sobre a reciclagem e a logística reversa dos produtos pós-consumo. Trabalhar a comunicação de forma conjunta é o segredo para a conscientização do consumidor final, que também tem a responsabilidade compartilhada, segundo a legislação.
Dessa forma, fica claro que, para o bom funcionamento desta cadeia produtiva, é necessário agir para a construção de parcerias com as empresas envolvidas, uma vez que a execução desse serviço é muito mais eficaz com a presença de todos os agentes do ecossistema. O trabalho conjunto possibilita ter abrangência maior com a aplicação interna nas corporações parceiras, além da conscientização do consumidor final.
Fonte: Eletrolar News #154