Samsung apresenta quatro tendências da casa inteligente para 2023
As novidades anunciadas na maior feira de tecnologia do mundo, a CES, colocaram a conectividade e os recursos de inteligência artificial no centro da discussão sobre inovação, com destaque para produtos que, em breve, estarão à disposição no Brasil. Confira as principais tendências apresentadas durante o evento e que vão guiar a atuação da Samsung em 2023 no Brasil e no mundo:
Calm Technology
A proposta de uma experiência tecnológica mais tranquila se dá por meio do conceito de Calm Technology, em que a interação entre a tecnologia e o usuário é projetada para ocorrer em conjunto com as ações do dia a dia, e não como uma atividade central. A Samsung abriu sua participação na CES 2023 justamente com essa mensagem, de levar tranquilidade à experiência de dispositivos conectados. Membro-fundadora da Home Connectivity Alliance (HCA), a marca foi uma das primeiras fabricantes do mundo a apoiar o desenvolvimento do protocolo Matter, que torna a interconectividade entre aparelhos de diferentes categorias e marcas cada vez mais sutil e eficiente, o que se traduz em mais facilidade para o dia a dia.
Sustentabilidade em todos os níveis
A Samsung assumiu o compromisso de aplicar a sustentabilidade do momento da fabricação de seus produtos, com uso de materiais reciclados em diferentes linhas, como smartphones, TVs e eletrodomésticos, até o uso e o consequente descarte, passando pela preocupação com a eficiência energética. O SmartThings Energy, por exemplo, permite um monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica de todos os aparelhos conectados, e está disponível no Brasil desde 2022. O serviço também recebeu a primeira certificação de Sistemas de Gerenciamento de Energia Doméstica Inteligente (Smart Home Energy Management Systems, SHEMS) do mercado durante a CES. Além disso, novas tecnologias permitem uma redução direta dos impactos ambientais, como no uso de lavadoras da marca que contam, a partir de 2023, com o ciclo e o filtro Menos Fibra, projetado para diminuir o descarte de micro plásticos na natureza, entre muitas outras ações. A Samsung aposta também na economia circular, e conta com um programa mundial de recolhimento, descarte e reciclagem de produtos. No Brasil a empresa faz coleta e descarte adequado e ainda oferece incentivo para compra de um novo produto de até 3 mil reais.
Inovação com personalização
As diversas novidades apresentadas durante a CES colocaram a casa conectada no centro da experiência dos usuários, com destaque para a ampliação da família Bespoke, linha de eletrodomésticos que permite a personalização em cores e acabamentos ao gosto do consumidor. Em 2023, a linha Infinite, anunciada no evento, combina uma estética apurada com recursos práticos, oferecendo uma experiência altamente sofisticada e tecnológica. No Brasil, dois modelos de geladeiras Bespoke já estão à venda desde ano passado, e outros produtos devem chegar em breve, em novos formatos e categorias, como lavadoras e aspiradores de pó. Uma linha de produtos inéditos no Brasil, como fornos, cooktops e coifas, também devem ser comercializados no país ainda em 2023.
Ecossistema inteligente
Como pioneira na indústria de casa inteligente, a plataforma SmartThings da Samsung abriu caminho para a interoperabilidade dentro da casa conectada. A importância do tema é tão grande que mais da metade do tempo da coletiva de abertura da Samsung na CES deste ano foi dedicado ao tema. Recursos como SmartThings Home Monitor e SmartThings Pet Care, por exemplo, trazem mais facilidades para a experiência conectada, monitorando e emitindo alertas para qualquer situação fora do comum, seja para pessoas ou animais de estimação. As TVs 2023 também contam agora com a função 3D Map View, projetada para permitir que os usuários controlem e monitorem os dispositivos conectados, oferecendo aos usuários uma visão panorâmica da sua casa e de todos os seus dispositivos conectados, além de possibilitar a gestão de outros produtos por um mesmo dispositivo.
Fonte: Samsung