As tendências de 2023 para uma casa conectada e inteligente
Descubra o que está por vir no mercado da automação residencial e internet das coisas (IoT)
Confira quais são as tendências de 2023 para as casas conectadas
Em 1962, a série animada americana Os Jetsons apresentou uma visão preditora da vida no futuro, introduzindo, no imaginário coletivo, relógios inteligentes, TVs de tela plana e até uma funcionária-robô – tudo muito antes de seu tempo. Atualmente, esses e muitos outros gadgets semelhantes existem e são capazes de não apenas responder às nossas necessidades, mas também de antecipá-las.
A tecnologia inteligente está se tornando proativa e tem o potencial de transformar todos os elementos da casa, seja através de sistemas de segurança capazes de distinguir os proprietários dos intrusos; através aparelhos de jardinagem que podem monitorar o clima para irrigar com mais eficiência; seja colchões que podem rastrear nosso sono para oferecer um suporte melhor e mais responsivo.
Foco na cozinha
Conforme o relatório de tendências de consumo publicado pela WGSN, a tecnologia da cozinha será uma ferramenta fundamental para a vida doméstica até 2025, permitindo o preparo mais eficiente de refeições, uma alimentação mais saudável e menos desperdício de alimentos. Vários refrigeradores inteligentes já estão oferecendo câmeras internas, para que os usuários possam visualizar o conteúdo por seus smartphones e fazer compras de supermercado precisas.
A empresa turca Arçelik, por exemplo, desenvolveu uma geladeira movida a IA que reduz as flutuações de temperatura e otimiza o uso de energia, economizando até 10% e mantendo os alimentos frescos por mais tempo.
O aplicativo espanhol LogMeal, usa IA para reconhecer os itens em uma foto e dar um feedback em tempo real sobre ingredientes e nutrição. O Snapchat também lançou um recurso chamado Food Scan, que oferece aos usuários sugestões de receitas e outras informações sobre alimentos. Já a empresa de Hong Kong, HakkoBako, desenvolveu uma câmara de fermentação que oferece controle preciso de temperatura para que as pessoas possam fazer seus próprios alimentos, como iogurte.
Por Fernanda Drumond
Imagem: Freepik / CreativeCommons
Fonte: revistacasaejardim.globo.com