As 6 principais tendências de comércio eletrônico que todos precisam conhecer em 2023
Conheça padrões de tendências mais requintados que podem ajudá-lo a se destacar no mercado se você os seguir em 2023 com a máxima dedicação e comprometimento.
O comércio eletrônico revolucionou o setor de varejo global. Tornou as compras mais fáceis para os clientes modernos, pois eles podem comprar coisas on-line enquanto estão sentados em seus sofás, em vez de irem ao supermercado. O setor de comércio eletrônico cresceu durante os dias de bloqueio do coronavírus, pois as lojas físicas e comerciais foram fechadas.
Portanto, tornou-se uma das indústrias de grandes negócios na contemporaneidade. Além disso, o surgimento de tendências que mudam diariamente para facilitar os clientes com mais facilidade e conforto deu origem a uma concorrência acirrada neste campo.
É por isso que, para se manter relevante neste campo, você deve se manter atualizado com as tendências em constante mudança para manter seu lugar.
Esta postagem do site discutirá algumas tendências que você precisa seguir para se manter no topo do setor de comércio eletrônico.
O comércio eletrônico não é um campo estático porque, devido aos avanços da tecnologia e às mudanças no comportamento do cliente, suas tendências continuam mudando para atender às demandas do mercado.
Será melhor se você ficar de olho nas mudanças nesse campo para melhorar a experiência do cliente, porque seu sucesso está diretamente relacionado à satisfação do cliente. Se seus clientes estiverem à vontade, você terá sucesso em pouco tempo; caso contrário, você não conseguirá estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes, o que resultará em sua queda.
A seguir estão os padrões de tendências mais requintados que podem ajudá-lo a se destacar no mercado se você os seguir em 2023 com a máxima dedicação e comprometimento.
1. Melhoria na Presença Omni-Channel
É o fator primário e mais crucial que pode garantir seu sucesso a longo prazo como varejista de comércio eletrônico.
Omni-channel é uma abordagem multicanal para vendas que visa proporcionar aos clientes uma experiência de compra impecável. Você deve facilitar seus clientes com o melhor serviço, sejam eles comprando alguns itens on-line via celular ou computador, por telefone ou pessoalmente em sua loja.
A pesquisa mostra que a maioria dos clientes prefere pesquisar produtos em seus telefones enquanto fica dentro de uma loja, porque isso torna a pesquisa de produtos mais fácil para eles do que encontrar objetos manualmente.
Portanto, seu atendimento ao cliente precisa estar ativo em todos os canais, que incluem telefonemas, compras online e interação na loja, para manter a consistência da experiência do cliente. Você pode melhorar o envolvimento do cliente Omni-channel fornecendo suporte ao cliente de mídia social, tornando seu site compatível com dispositivos móveis, preenchendo a lacuna entre sua experiência online e física e personalizando a experiência do usuário.
Isso trará um impacto muito positivo em suas conversões e taxa de vendas.
2. Melhor experiência móvel para clientes
As marcas de comércio eletrônico que fornecerão uma melhor experiência de comércio móvel para os clientes terão mais chances de sucesso. Isto porque mais de metade dos clientes utilizam telemóveis para fazer compras online.
Portanto, se você deseja mais conversões, deve tornar seus sites e lojas compatíveis com dispositivos móveis.
Por exemplo, você deve garantir que seu site seja otimizado para visualização em dispositivos móveis, para que os visitantes possam assistir e visualizar seus itens adequadamente.
Além disso, você também deve garantir que seu site seja executado rapidamente em telefones celulares, porque os usuários são mais atraídos por plataformas que demoram pouco para carregar. Caso contrário, a taxa de rejeição pode aumentar se seu site precisar ser otimizado adequadamente e demorar muito para visualizar produtos e itens.
Além disso, ajudará se você mantiver a navegação em seu site simples e direta para tornar a exploração de sua plataforma mais fácil para seus clientes.
Tudo isso vai melhorar a experiência do cliente; portanto, você obterá mais recomendações, portanto, melhor valor em relação aos seus serviços.
3. Facilite seus clientes com pesquisa por imagem
Você também deve incorporar um recurso pesquisa por imagem em suas plataformas para obter sucesso rápido e duradouro, porque é outra tendência seguida em todos os lugares. Um recurso pesquisa por foto facilita aos usuários pesquisar por imagem e ver se os produtos relacionados a esses termos estão disponíveis em sua loja. E se encontrarem alguns, podem observar de perto os produtos pretendidos para decidir se querem comprá-los ou não.
Além disso, eles também podem optar pela pesquisa imagem, pois podem usar a imagem de um produto para adicionar e encontrar produtos semelhantes em sua loja. Portanto, melhorará a experiência do cliente à medida que a pesquisa de produtos se tornar mais acessível ao público. Assim, as chances de seu sucesso também aumentarão.
4. Obtenha ajuda do AI Chat-Bots
O sucesso do comércio eletrônico depende muito das despesas monetárias, do tempo e dos esforços criativos que você investe em campanhas de marketing. Mas, com o avanço da Inteligência Artificial (IA), diferentes soluções estão agora disponíveis para lidar com as operações diárias de negócios de comércio eletrônico para torná-las mais direcionadas. Por exemplo, você pode usar chatbots de IA que resolvem automaticamente as dúvidas dos clientes. Isso o ajudará a gerenciar o atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Da mesma forma, você também pode planejar suas campanhas de marketing de forma eficaz, tendo em mente as perguntas feitas pelos clientes, pois elas ajudam a decidir seu público-alvo.
5. Forneça aos seus clientes diferentes canais de pagamento
Como sabemos que o sucesso do comércio eletrônico está diretamente ligado à satisfação do cliente; portanto, facilitar seus compradores com vários canais de pagamento também pode aproveitar seu progresso. É assim porque foi descoberto que as lojas online que oferecem processos de pagamento simples e fáceis atraem mais compradores do que aquelas com procedimentos de pagamento complexos. É por isso que você deve fornecer aos seus clientes diferentes canais de pagamento para que eles possam fazer seus pagamentos rapidamente.
6. Mostre seus produtos por meio de transmissão ao vivo
É outra prática útil comum no setor de comércio eletrônico atualmente. Os vendedores de varejo vão ao ar em suas páginas de mídia social e exibem seus produtos para o público em todo o mundo. Isso atinge a mente do público quando eles experimentam os itens na vida real.
Além disso, as pessoas também fazem suas perguntas na seção de comentários e obtêm suas respostas instantaneamente, tirando todas as suas dúvidas. Com isso, aumenta a confiança nos produtos e aumentam as chances de comprar objetos diferentes.
Considerações Finais
Não há dúvida de que o comércio eletrônico é o futuro do mundo dos negócios. Portanto, agora é o momento certo para investir suas energias neste campo. No entanto, você deve manter-se atualizado sobre as tendências contemporâneas para estar no topo.
Seguindo as práticas comuns e altamente eficazes mencionadas acima, você pode construir uma base sólida no comércio eletrônico.