Eletrolar Show abre com a presença dos maiores nomes do setor
Empresários de todo o país e da América do Sul comparecem à abertura da 15ª edição da Eletrolar Show 2022 no Transamerica Expo Center em São Paulo, a feira mais importante de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, celulares e tecnologia da América Latina.
Este ano, o tema All Conected engloba “Casa Conectada”, “Arena Mobilidade Urbana”, “Arena Gamer” e “Arena Cripto”. O evento traz dois mil lançamentos dentre os dez mil produtos apresentados nos estandes.
“Uma das novidades é a plataforma de marketplace B2B de vendas para o comércio de pequeno e médio portes. É fundamental conectar a indústria e importadores ao pequeno varejista, o que de forma prática significa a revitalização desse segmento”, diz Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar, organizador da feira e criador do Eletrocompras.com.
As ferramentas da Casa Conectada estão mais acessíveis com uma variedade bem maior em relação à última feira em 2019. “Esse é um mercado novo no Brasil e um grande negócio para o varejo”, anuncia o CEO.
No Brasil, 80% da classe média quer uma casa inteligente. Mas muitas pessoas ainda têm a falsa ideia de que a autonomia residencial é cara. Atualmente, é possível encontrar no mercado produtos que se conectam para todos os tipos de bolso.
Durante a coletiva de imprensa, o executivo destacou a indústria comprometida com a ESG e a preocupação com a Sustentabilidade e o Meio Ambiente. Grande parte dos itens apresentados oferece energia limpa com o uso de plástico reciclável e também energia solar.
“Cada vez mais, o consumidor procura produtos que preservem os recursos naturais e o meio ambiente. Por isso é importante a indústria se modernizar e adaptar suas fábricas e artigos à redução de energia, água, descarte, entre outras iniciativas”, informa Carlos Clur que ressalta o lançamento de vários produtos com o selo verde.
Presente à abertura, o presidente da Eletros – Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos – fez um balanço da indústria que vendeu muito durante os dois primeiros anos da pandemia.
“Se em um ano as capitais tiverem 40% de cobertura 5G, todo o mercado vai se beneficiar, tanto a indústria quanto o varejo”, diz Jorge Nascimento. O setor vê como oportunidade o início das operações que estimulará progressivamente lançamentos em série de produtos conectados. “Nossas indústrias já estão preparadas para atender essa nova demanda de consumo”, relata o gestor da Eletros.
Em relação às perspectivas para 2022, apesar da inflação, o cenário de melhora nos indicadores de emprego é fundamental para o constante giro de vendas das categorias como linha branca, linha marrom, portáteis e ar condicionado.
A expectativa é que neste segundo semestre o varejo “desove o estoque” e retome as compras, finalizou Nascimento.