![ARTIGO ABREE](https://www.eletrolar.com/wp-content/uploads/2022/05/6-850x560.png)
ARTIGO ABREE
Negócios: marcas devem utilizar logística reversa em 2022
![](https://www.eletrolar.com/wp-content/uploads/2022/01/image-21.png)
Nos últimos anos, a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente têm sido colocadas em pauta quando o assunto é negócios. De acordo com estudo da Dentsu International e Microsoft Advertising, realizado em 2021, 91% das pessoas querem que as marcas demonstrem que estão fazendo escolhas positivas sobre o planeta.
Quando se trata de logística reversa, por exemplo, a população está cada vez mais consciente dos problemas causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos, e as marcas que demonstrarem maior compromisso se destacarão. Para atender à Lei nº 12.305/10 e ao decreto 10.936/22, as empresas devem adequar seus processos, promovendo maior aproveitamento dos materiais descartados.
A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) gerencia a logística reversa de eletroeletrônicos para 54 associadas. Para isso, foram implantados mais de 3 mil pontos de recebimento, que atendem mais de 1.200 municípios do Brasil. A partir do recebimento dos produtos, é feito o encaminhamento para parceiros que realizam a manufatura reversa, permitindo a reinserção dos materiais na cadeia produtiva.
Os fabricantes devem atuar divulgando a necessidade do descarte correto dos produtos e adequar seus processos para receber insumos reciclados. Para isso, precisam buscar a entidade gestora que poderá auxiliar nesse processo.
Fonte: Revista Eletrolar News #148