ARTIGO GREEN ELETRON
LOGÍSTICA REVERSA DE ELETROELETRÔNICOS: UM ANO DE CONQUISTAS E GRANDES DESAFIOS
Em 2021, completamos o primeiro ano das metas estruturantes e quantitativas para a reciclagem de produtos eletroeletrônicos pós-consumo no Brasil. Foram 365 dias de muito trabalho, mas conseguimos, com muito esforço, atingir as metas e avançar no que diz respeito à Lei 12.305/2010, ou Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Mesmo com a economia instável, que ainda sofre os reflexos da pandemia da covid-19, que segue nos assombrando, conseguimos fechar o ano com mais de 800 Pontos de Entrega Voluntária de eletroeletrônicos e 7 mil de pilhas distribuídos em todo o Brasil.
Sem dúvida, esse resultado não teria se concretizado sem a participação de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Esses segmentos têm se movimentado positivamente para promover mecanismos que facilitem a adesão e conscientização da população sobre a importância da separação e descarte correto desses resíduos – de extrema valia para a economia e para o ciclo da logística reversa.
Este e os próximos anos serão ainda mais desafiadores. Até 2025, temos metas graduais de recolhimento e reciclagem, que chegarão a 17% do que foi produzido no ano-base 2018. E teremos pontos de coleta em 100% das cidades acima de 80 mil habitantes. Isso significa mais empenho e muito trabalho de todo o setor para que a engrenagem da cadeia continue funcionando. O consumidor é peça essencial e imprescindível para que todo o ciclo continue funcionando e promovendo melhorias para a economia e o meio ambiente.
Fonte: Revista Eletrolar News #146