Artigo GREEN ELETRON
CONSUMIDOR EXIGE COMPROMISSO DAS MARCAS COM O MEIO AMBIENTE
A preocupação com o planeta está cada vez mais presente em discussões no mundo todo. As conversas passam por temas abrangentes, como a preservação das florestas e os cuidados com oceanos e rios, além de outros mais específicos, como a preferência do consumidor por empresas engajadas, que se empenham em diminuir os impactos negativos da sua atuação.
A pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020, do Instituto Akatu, mostra que 81% dos consumidores pedem que as marcas informem os seus processos produtivos, 70% querem que reduzam os impactos nas mudanças climáticas e 65% desejam que estabeleçam metas para tornar o mundo melhor. A maioria espera que as empresas garantam que suas operações não agridem a natureza (79%), assim como seus produtos (78%) e materiais (71%). E não acabou: 81% estão interessados em reciclar seus resíduos.
O estudo comprova que os brasileiros estão preocupados e, por isso, exigem das marcas uma atuação mais verde. Aquelas que não estiverem preocupadas com o seu impacto serão questionadas pelo público – ou até desconsideradas. Ser sustentável não é mais um diferencial competitivo, e sim um pré-requisito.
Contar com um sistema eficiente de logística reversa garante uma destinação adequada dos produtos pós-consumo, fazendo com que as marcas estejam de acordo com a lei, e ajuda o consumidor a proceder o descarte correto. Construir um ciclo produtivo mais responsável e alinhado com o momento que vivemos é, certamente, a solução.
Fonte: Revista Eletrolar News #144