Portal Eletrolar.com

Notícias

Samsung anuncia chip para smartphones com 1 TB de armazenamento

O componente poderá ser usado não apenas nos produtos da Samsung, como em qualquer celular.

A Samsung anunciou que iniciou a fabricação de um chip de memória flash com 1 TB de capacidade de armazenamento para smartphones. O chip é a evolução do modelo apresentado 4 anos atrás, de 128 GB, já amplamente utilizado nos aparelhos da marca.

Com o produto, a companhia acredita que a experiência de usar um celular vai ficar mais parecida com a de uso de um computador. “O eUFS [como se chama o chip] terá papel fundamental em fazer da experiência de uso da próxima geração de smarphones algo mais parecido com o uso de um notebook”, falou Cheol Choi, vice-presidente executivo de vendas e marketing da divisão de memórias da fabricante.

O componente poderá ser usado não apenas nos produtos da Samsung, como em qualquer celular. A empresa diz que a cadeia de fornecedores já está estruturada e que há capacidade de produção para entregas de altos volumes em pouco tempo.

Até ontem, 512 GB era o máximo de memória flash colocado em um único silício no mercado. O novo 1 TB eUFS mede 11,5mm x 13mm. A título de comparação, em 1 TB é possível guardar 260 vídeos de 10 minutos em resolução 4K, enquanto um chip comum hoje em dia, de 64 GB, guarda 13 vídeos do tipo.

A Samsung diz, ainda, que o componente é rápido. A velocidade de leitura é de 1.000 Mbps, duas vezes mais rápido que um SSD para notebook, 10 vezes mais rápido que um cardão microSD comum. Toda essa velocidade foi pensada para o registro rápido de fotos usando câmeras com múltiplas lentes. O componente será produzido na Coreia do Sul.

Fonte: Tele.Síntese

publicidade