Portal Eletrolar.com

Notícias

Refrigeradores: Em constante evolução

Presente na grande maioria das casas brasileiras, o refrigerador incorpora novas tecnologias e funcionalidades.

De meados do século 19, quando uma fábrica australiana de cervejas criou a primeira geladeira de que se tem notícia, aos dias de hoje, o refrigerador construiu uma história de constante evolução, tornando-se o mais importante produto da linha branca, com quase 40% do faturamento da categoria, segundo dados da empresa de pesquisas GfK.

A cada ano, formam-se mais de 1,5 milhão de novos domicílios no País, que representam um mercado potencial para os refrigeradores, sem contar o mercado de reposição. “Ainda existem muitos equipamentos antigos, com tecnologia obsoleta e alto consumo de energia. Esses produtos vêm sendo substituídos por outros mais eficazes”, lembra Marcelo Pinto, gerente nacional comercial da Esmaltec.

As empresas vêm observando um aumento nas vendas. “Devido à crise, o mercado ficou retraído durante quase três anos, o que ocasionou uma demanda reprimida que, aos poucos, está retornando ao nível normal”, analisa Sergei Epof, diretor de marketing da Panasonic.

O crescimento ainda é modesto, segundo dados da GfK: 0,8% em unidades de janeiro a agosto de 2018, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Em faturamento, os números são mais expressivos: 11,7% nesses oito meses. A estimativa para o final do ano é otimista, embalada pelas projeções feitas pela Eletros de um aumento de 10% a 15% no volume de vendas de eletrodomésticos.

Um produto para cada perfil

Os fabricantes vêm investindo numa ampla variedade de produtos para atender os mais diversos perfis de consumidor. “O refrigerador tem de se adaptar ao consumidor, não o contrário”, define Ilan Kibrit, gerente de refrigeradores da divisão de Digital Appliance da Samsung. A empresa oferece opções para quem tem casa grande, para os que contam com pouco espaço, para famílias numerosas, para aquelas em que as pessoas ficam mais tempo em casa, para os que moram sozinhos. “Lançamos, por exemplo, modelos com profundidades menores, para passar pelas portas dos apartamentos”, exemplifica.

Tecnologia, flexibilidade e economia de energia são atributos cada vez mais valorizados nos refrigeradores. Os novos modelos permitem, por exemplo, programar a temperatura dos vários compartimentos, controlar a umidade e monitorar o funcionamento do aparelho de forma remota. “O segmento possui espaço para novas aquisições. É nesse momento que os produtos com tecnologia embutida, design e conectividade se destacam”, afirma Kati Dias, gerente-executiva de Linha Branca da LG.

“O consumidor, hoje, busca produtos tecnológicos, inovadores, sofisticados e, principalmente, que tragam benefícios reais para sua vida – um produto pensado para a saúde, o bem-estar, que utiliza a tecnologia para oferecer ferramentas que otimizam o tempo e tornam as atividades mais fáceis”, acrescenta Renata Dirickson, gerente de categoria da Electrolux. “O consumidor busca produtos inteligentes, que ajudem no dia a dia, com benefícios que ele possa entender na prática”, completa Ilan.

O design e as cores também são fatores de atração. “O refrigerador deixou de ser apenas um eletrodoméstico de conservação de alimentos e bebidas, se tornou também um item de decoração com recursos que ajudam na economia de energia e no aumento da vida útil dos produtos”, observa Marcelo. Para Renata, a casa expressa as aspirações do consumidor e reflete o estilo de vida que ele quer demonstrar. “É uma maneira de demonstrar seu status, seu conhecimento, seu gosto”, resume.

Confira a seguir o que os modelos que os principais fabricantes vão oferecer neste final de ano.

Electrolux

Para este final de ano, a Electrolux destaca o refrigerador Multidoor Platinum. Com quatro portas e capacidade de 540 litros, oferece espaço e flexibilidade para o armazenamento de diferentes tipos de alimentos, de variados tamanhos e formatos. Conta, por exemplo, com a gaveta Flexispace Control Fully: é o consumidor que escolhe a que se destina esse compartimento, de acordo com sua necessidade, podendo usá-lo como freezer ou como refrigerador.

O Multidoor Platinum tem funções exclusivas como a Tastelock, um compartimento interno, com gaxetas de vedação e controle automático de umidade sealed crisper, que mantém frutas e vegetais frescos por mais tempo. Outros diferenciais desse modelo são as funções Tasteguard, que reduz drasticamente odores e preserva o sabor individual dos alimentos, e Drink Express, que gela bebidas rapidamente. Todas as funções são facilmente selecionadas de forma intuitiva no painel blue touch.

Mais: o sistema frost free poupa o trabalho de desligar e descongelar o refrigerador para remover o excesso de gelo. “Tudo foi projetado para quem deseja um eletrodoméstico moderno, elegante e cheio de funcionalidades para deixar o cotidiano mais prático”, afirma Renata Dirickson, gerente de categoria da Electrolux.

Esmaltec

Com três opções, a linha Inox de refrigeradores da Esmaltec ganha destaque neste Natal. Um dos apelos principais é a economia no consumo de energia. Todos os modelos conta com etiqueta do Inmetro e Selo Procel, com classificação A em eficiência energética.

O RCD38 Inox tem duas portas, 306 litros de capacidade total, com um freezer de 69 litros.  O modelo RCD34 Inox, também com duas portas, tem capacidade total de 276 litros, com um freezer de 55 litros. A terceira opção é o ROC35 Inox, com apenas uma porta, capacidade total de 259 litros e congelador de 27 litros. Esse último modelo vem com gaveta de resfriamento rápido e com porta-latas.

“Toda a linha Inox tem iluminação lateral, prateleiras internas removíveis e reguláveis, pés niveladores para facilitar a limpeza e puxadores ergonômicos”, explica Marcelo Pinto, gerente nacional comercial da Esmaltec.

 

LG

Suas apostas para as vendas de fim de ano são os refrigeradores LG Monarch InstaViewTM Door-in-Door e o LG New Lancaster InstaViewTM Door-in-Door. Ambos contam com a inovadora tecnologia InstaViewTM, que permite a rápida visualização do interior da geladeira com apenas dois toques: o mecanismo deixa transparente a parte externa da porta, feita de vidro, e acende uma luz por 10 segundos. Isso ajuda a economizar energia e tempo, prolongando a validade dos alimentos e mantendo-os mais frescos.

O exclusivo sistema InstaViewTM dá fácil acesso aos alimentos preferidos e diminui a perda de ar frio em até 41%. Com capacidade de 601 litros, o produto é econômico e silencioso, graças a seu compressor Linear InverterTM. Mantém, ainda, o ar purificado, dispondo do filtro Hygiene Fresh+TM, que elimina até 99,9% das bactérias.

Outro diferencial dos refrigeradores é a tecnologia LG SmarthinQ, que permite monitorar e operar de forma remota o funcionamento do eletrodoméstico, controlando o consumo de energia e a temperatura. Com o aplicativo, é possível programar para fazer gelo ou receber notificações quando a porta do refrigerador está aberta. “Tudo isso proporciona a maior conveniência e praticidade para o consumidor conectado”, ressalta Kati Dias, gerente-executiva de linha branca da LG.

Panasonic

A empresa aposta, neste final de ano, no refrigerador BB53 Black Glass. Tem 425 litros de capacidade e um design sofisticado, com porta de vidro temperado e painel easy touch. “Dispõe da tecnologia Inverter, que proporciona uma economia de energia de até 36%, informa Sergei Epof, diretor de marketing da Panasonic.

O modelo vem com a exclusiva ECONAVI, que monitora o uso do produto e também contribui para reduzir o consumo de energia. Outra tecnologia exclusiva é a Climate Control, que conserva frutas e verduras por mais tempo, além da Vitamin Power, que, segundo a empresa, potencializa as vitaminas C e D de frutas e verduras.

 

Samsung

Oferece extenso portfólio de refrigeradores. Uma das linhas que mais vendem é a de modelo dúplex, com uma porta em cima e outra em baixo, com capacidades que vão de 384 litros, com freezer de 89 litros, até 528 litros, com freezer de 125 litros. Todos os modelos dessa linha têm a tecnologia Twin Cooling Plus: são dois sistemas de refrigeração, o ar frio do freezer não se mistura com o ar frio do refrigerador.  “Com essa tecnologia, temos até 70% de umidade na parte do refrigerador, fazendo com que os alimentos durem mais”, ressalta Ilan Kibrit, gerente de refrigerador da divisão de Digital Appliance da Samsung.

A linha tem cinco modos de funcionamento: o dia a dia, com o freezer em cima e o refrigerador embaixo; o econômico, com o freezer desligado e a geladeira funcionando; o férias, com apenas o freezer ligado; o festa, com os dois compartimentos funcionando como refrigerador; e o frigobar, desligando a parte maior e transformando o compartimento do freezer em geladeira. A maior parte das opções dessa linha é em inox. Só o modelo de 453 litros tem, também, a versão em branco e a black edition, lançada este ano, em preto.

Outra linha da Samsung, a French Door tem produtos com duas portas em cima e uma gaveta na parte debaixo, com capacidades que vão de 441 litros até 665 litros. Os modelos dessa linha premium têm espaços adaptáveis e tecnologia que permite ajustar o uso do eletrodoméstico às necessidades do consumidor. São todos de inox, como uma opção black edition, de inox preto. A empresa conta, ainda, com o formato Side by Side, com freezer no lado esquerdo e refrigerador no direito. Um dos modelos dessa linha, é o Side by Side RH77 Food Showcase, com capacidade de 765 litros.

 

Link para a matéria na edição online: http://eletrolar.com/revistas/revista-ed-127

Fonte: Revista Eletrolar News ed. 127

publicidade