Portal Eletrolar.com

Notícias

Rede móvel da Embratel atinge a marca de 5 milhões de dispositivos conectados

De acordo com a operadora, deste total, meio milhão são de carros conectados por meio de sua rede móvel, que acaba de ser modernizada com a inclusão dos padrões NB-IOT e CAT-M1

A Embratel anunciou ontem, 03.10, que sua rede móvel atingiu a marca de 5 milhões de dispositivos conectados, sendo que meio milhão são de carros conectados. O anúncio foi feito na Futurecom 2017 e define uma nova etapa da empresa com foco em soluções integradas de Internet das Coisas (IoT) para atender clientes de diversos segmentos na criação de novos modelos de negócio baseados na transformação digital.

“Além da modernização da nossa rede móvel com a inclusão dos padrões NB-IOT e CAT-M1, que estamos demonstrando no evento, temos parcerias e soluções completas para ofertas de Internet das Coisas no Brasil. Estamos certos de que as aplicações com dispositivos conectados irão mudar o ecossistema das pessoas e das empresas, para uma vida mais divertida e produtiva”, diz Ney Acyr Rodrigues, diretor de Negócios de IoT da Embratel.

O executivo explica que as novas ofertas de IoT estão sendo desenvolvidas com parceiros especializados por segmento de negócio, usando infraestrutura de conectividade, cloud e TI da Embratel. “Além dos segmentos de carro conectado e gestão de frotas, a Embratel possui amplo portfólio para atender a demanda do mercado por soluções inteligentes para smart cities, utilities e saúde, que crescerão de forma exponencial.”

Na área de carros conectados, por exemplo, a Embratel desenvolveu um sistema inteligente e seguro para gerenciar o automóvel, possibilitar o uso da tecnologia para serviços agregados como indicação de um restaurante ou de um posto de gasolina mais próximo. A transmissão de dados do SIM Card para montadoras possibilita a identificação de problemas e o envio de alertas sobre o momento correto de se fazer manutenção. Dados de telemetria ajudam o motorista a conseguir descontos em seguradoras e os passageiros a acessarem à Internet e redes sociais, além de trocarem dados entre si.

A solução para automóveis conectados da Embratel permite, ainda, o acionamento de autofalantes e microfones via sistema hands-free (sem toque das mãos), assim como a programação do carro para atender a ligações e responder a comandos de voz, inclusive para solicitar ajuda ou socorro como guincho, mecânico, assistência técnica ou resgate em caso de colisão.

Na área industrial, as aplicações de IoT estão sendo disseminadas rapidamente em indústrias e em equipamentos como elevadores, que são o meio de transporte mais utilizado do mundo por mais de 1 bilhão de pessoas ao dia. A oferece de sistemas para essas empresas para que monitorem em tempo real o uso dos elevadores, o desgaste de peças e até programar a visita dos técnicos para manutenção. Em caso de falha, o sistema do elevador pode ser ajustado e restaurado à distância. Se for necessário a troca de peças, é possível identificar remotamente as partes danificadas, deslocar o técnico mais próximo e apresentar as informações necessárias para agilizar o reparo.

Fonte: Computerworld

publicidade