Portal Eletrolar.com

Notícias

Puxada por televisores, indústria de eletrônicos cresce 19,6% em 2017

Troca de aparelhos impulsionada pelo fim dos sinais analógicos ajuda o segmento

A venda de aparelhos de televisão, impulsionada pelo fim dos sinais analógicos nas maiores cidades do País, já no ano passado ajudou o setor de eletrônicos e informática a se recuperar, conforme indica a pesquisa industrial divulgada nesta quinta (01.02), pelo IBGE.

Segundo o IBGE, a produção de televisores é o maior destaque no crescimento da indústria de eletrônicos e artigos de informática, que acumulou alta de 19,6% ao longo de 2017, crescendo 10,3% apenas em dezembro do ano passado. As vendas do Polo Industrial e Manaus, onde estão as maiores fabricantes, registrou alta de 37%.

Foi um desempenho acima da média da indústria em geral, que ao longo de 2017 cresceu 2,5%. Se representa um avanço, deve ser lido com cautela. Afinal, o setor produtivo vem de três anos seguidos de recuos significativos, com quedas de 3% em 2014, 8,3% em 2015 e 6,4% em 2016.

Entre eletrônicos e informática, o IBGE também citou como produtos que favoreceram o desempenho do ano passado computadores laptops e tablets, aparelhos de celular e aparelhos de comutação para telefonia, além de impressoras e placas de circuito impresso.

Fonte: Convergência Digital

publicidade