Portal Eletrolar.com

Notícias

Produção de equipamentos de informática e eletrônicos fica estável em setembro

Na comparação anual, entretanto, a queda nesse setor é de 8,3%, como mostra pesquisa mensal do IBGE


A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos ficou praticamente estável em setembro deste ano, com a variação positiva de 0,1%, frente ao resultado do mês de agosto. Na comparação com igual período do ano passado, a produção nesse setor encolheu 8,3%, como mostra pesquisa mensal do IBGE, divulgada quinta-feira (01.11).

Nos noves meses de 2018, a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos cresceu 8% e 10,5% nos últimos 12 meses. A produção maior de televisores, transmissores ou receptores de telefonia celular, aparelhos de comutação para telefonia, máquinas automáticas digitais para processamento de dados, computadores contribuiu para os resultados positivos desse setor.

Em setembro de 2018, a produção industrial nacional recuou 1,8% frente a agosto, terceira taxa negativa seguida e acumulando nesse período redução de 2,7%. No confronto com setembro de 2017, a indústria caiu 2%, primeiro resultado negativo nesta comparação, após três altas consecutivas.

Os índices acumulados do ano (1,9%) e nos últimos doze meses (2,7%) continuam positivos, mas o setor mostrou perda de ritmo frente aos meses anteriores, avalia o IBGE.

Fonte: Tele.Síntese

publicidade