Portal Eletrolar.com

Notícias

PIB do Brasil cresce 0,4% no 1º trimestre

Recuperação da economia segue em ritmo lento


O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no 1º trimestre, na 5ª alta seguida na comparação com os três meses anteriores, divulgou nesta quarta-feira (30.05) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB em 2017 foi de R$ 1,6 trilhão.

Entre os setores da economia, a agropecuária cresceu 1,4%, enquanto indústria e serviços mostraram variação positiva de 0,1%. A expectativa do mercado era de uma alta entre 0,1% e 0,5%.

Apesar da retomada ainda frágil, os resultados vieram até melhores do que o esperado por parte do mercado. A expectativa é que a indústria e os serviços poderiam vir negativos. O mercado esperava uma alta do PIB entre 0,1% e 0,5%.

Do lado da demanda, o consumo das famílias manteve a trajetória de recuperação com alta de 0,5%, acima do esperado pelas projeções, e os investimentos subiram 0,6%. Somente o consumo do governo mostrou retração no período, de 0,4%, em meio ao forte ajuste fiscal diante das contas públicas no vermelho.

O IBGE revisou o PIB do 4º trimestre de 2017 de alta de 0,1% para 0,2%, o do 3º trimestre de 0,2% para 0,3% e o do 1º trimestre de 1,3% para 1,1%.

De acordo com a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Claudia Dionisio, com o resultado do 1º trimestre o PIB permanece no patamar pré-crise e segue no mesmo nível observado no final do ano passado. “Se eu tiver que remeter a um patamar anterior, a gente estaria no primeiro semestre de 2011”, disse.

“Esse resultado de 0,4%, que não chega nem a ser crescimento, é bem próximo do resultado do trimestre anterior, por isso permanece o mesmo patamar”, afirmou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Roque Palis.

Fonte: G1

publicidade