Portal Eletrolar.com

Notícias

Perfil do Varejo – Um passo à frente

Com a proposta de ter o que é mais avançado em suas lojas, o Grupo Muffato integra todas as plataformas e visa antecipar desejos e necessidades do consumidor.

Everton Muffato – Foto: Daniela Carvalho

Um pequeno armazém de secos e molhados, aberto em 1974 para atender os moradores da então pequena cidade de Cascavel, no interior do Paraná, foi o ponto de partida para a formação do Grupo Muffato. A iniciativa, empreendedora para a época, foi de Tito Muffato, que passava os dias no balcão, vendendo cereais a granel, pesados na hora, conta o filho Everton, hoje diretor do grupo. “Naquele tempo tudo era muito diferente, as compras para abastecer a loja tinham que ser feitas em São Paulo ou por meio de alguns representantes que visitavam a região periodicamente.”

Com o início da construção da Usina de Itaipu, Tito percebeu que a oportunidade de crescimento estava em Foz do Iguaçu. A grandiosidade da obra, que chegou a ter cinco mil trabalhadores por mês, mostrou a ele que era hora de empreender mais uma vez, e, assim, abriu a primeira loja na cidade para atender a nova população. “Foi um março na trajetória do grupo”, diz Everton, que assumiu o negócio com os irmãos Ederson e Eduardo, ambos então muito jovens, e a mãe Reni, após um acidente aéreo que vitimou o pai. Com o apoio de uma competente equipe, continuaram com o plano de expansão.

Na época, o grupo tinha oito lojas e 1.500 colaboradores, conta o diretor. “Nosso desafio era grande, precisávamos manter os negócios da família e implantar um plano de crescimento sustentável. Isso exigiu muita ousadia, determinação e foco. Fomos consolidando a expansão no Paraná e, há 15 anos, entramos em Presidente Prudente (SP).” Hoje, são 12 mil pessoas na equipe, 53 lojas em 18 cidades paranaenses e no interior paulista, com as bandeiras Super Muffato (lojas de varejo) e Max Atacadista (atacarejo), dois atacados, quatro centros de distribuição, dois canais de e-commerce (Shopfato e Super Muffato.com) e seis postos de combustíveis.

Modernidade

A trajetória de 43 anos do grupo vem sendo pautada por inovação e pioneirismo. As lojas, com metragem variável de 2 mil a 7 mil m² de área de vendas, têm a mesma comunicação visual e cuidados com o layout, sendo repaginadas a cada cinco anos para não ficarem obsoletas. “Fomos os primeiros a trazer ao Brasil a tecnologia do self check-out, que permite ao cliente controlar todo o processo de compra, da seleção dos produtos à finalização do pagamento. Isso agilizou o atendimento no caixa em até 20%. No Paraná, também fomos pioneiros ao implantar, em um supermercado, o serviço de delivery”, destaca o executivo.

Rede de super e hipermercados, a Muffato vende uma gama variada de produtos, exceto roupas e móveis. Seu mix de eletroeletrônicos é grande e diversificado, e a área conta com uma equipe especializada, que atende exclusivamente os parceiros do setor. Em 2010, lançou o Shopfato, sua primeira plataforma de vendas online. “A operação foi tão bem-sucedida que há três anos decidimos atuar no e-comerce também com a nossa bandeira de varejo Super Muffato.com, e com tecnologia de ponta. Nos dois canais em operação, vendemos e entregamos no Brasil todo os mais diversos produtos, sendo os eletroeletrônicos, sem dúvida, os campeões de vendas”, relata Everton.

O faturamento de R$ 5,07 bilhões, em 2016, representou 24% a mais sobre 2015, e colocou a rede entre as cinco maiores de supermercados do país. Este ano, devido ao cenário econômico, o crescimento será menor, mas na casa de dois dígitos, porque a rede manteve o investimento em expansão, inaugurou quatro lojas, repaginou três, ajustou a política de preços e o mix de produtos, e consolidou o ClubeFato, programa de relacionamento que oferece benefícios e descontos. Criado há 24 meses, o programa tem quase 2 milhões de cadastrados e direciona as promoções aos hábitos de consumo. A empresa disponibiliza, também, cartão próprio, parcelamento das compras em até 15 vezes sem juros e garantia estendida nos eletroeletrônicos.

Proximidade

A rede é administrada pela família, que dá rumo e ritmo ao negócio, mas sua estrutura é totalmente profissionalizada. No quadro gerencial, estão executivos com larga experiência no segmento, alguns formados internamente e outros vindos de empresas de varejo. “Pautamos nossas ações pelo tripé colaborador, fornecedor e cliente, uma vez que somos uma empresa de prestação de serviços, antes de tudo. Para oferecer uma experiência única de compras, temos que ter um quadro funcional qualificado e motivado e um relacionamento estreito com nossos fornecedores”, explica Everton.

Em 2005, visando atingir seus objetivos de excelência no atendimento aos clientes, a empresa criou a Uniffato – Universidade Corporativa do Grupo Muffato, para treinar, capacitar e qualificar todo o quadro funcional. Periodicamente, cursos e treinamentos são realizados para padronizar o atendimento e aperfeiçoar os serviços. As iniciativas de relacionamento com o consumidor, por sua vez, são adotadas em todas as cidades onde a rede atua, inclusive com participação nas ações locais, conta o diretor. “Criamos uma relação de proximidade ao longo de nossa história, isso é um patrimônio incalculável.”

As grandes transformações que ocorreram no varejo, nos últimos anos, que deram origem a um novo consumidor, foram acompanhadas pela rede multicanal, que, em 2018, abrirá mais lojas e ampliará unidades. “O grande desafio das empresas, hoje, não é mais ser apenas multicanal, mas também oferecer uma experiência omnichannel real aos seus clientes, integrando todas as plataformas de compras (lojas físicas, e-commerce e apps) e, principalmente, se antecipando aos desejos e necessidades desse consumidor mais atento e exigente, com novos hábitos de consumo e cada vez mais ávido por novidades”, diz o diretor do Grupo Muffato.

Fonte: Revista Eletrolar News edição 122

publicidade