Portal Eletrolar.com

Notícias

Para celebrar

Cada vez mais, os brasileiros inserem o vinho nos seus hábitos de consumo e, com isso, abrem mercado para uma série de itens relacionados à bebida.

Em torno do universo do vinho formou-se um grande mercado de acessórios, em que se situam as adegas que, além de cumprirem sua principal missão, a de manter a bebida na temperatura adequada, dão sofisticação ao ambiente. O maior conhecimento da bebida estimula o ritual de degustação e as harmonizações entre aroma, sabor e momento social. “Esses hábitos e a maior informação sobre o assunto aumentaram a demanda por produtos que envolvem o consumo de vinho, o que impacta diretamente o segmento de adegas climatizadas”, diz a diretora-executiva da Britânia, Cristiane Clausen.

A expansão dos clubes de vinhos também ajudou a aumentar a procura por adegas, tanto por parte de homens como de mulheres, embora a predominância seja do público masculino, conta Mariana Marcondes, gerente de produto responsável por adegas, da Midea. “O mercado cresceu quase 20% em valor em 2017, vendeu 61 mil peças frente a 54 mil no ano anterior. Tem sua sazonalidade durante o inverno. A adega é vista como desejo na data dos pais, agrada a esse público porque é um produto para apreciação e não para uma tarefa doméstica.”

O perfil dos compradores de adegas vem mudando nos últimos anos, comenta Renata Dirickson, gerente de produtos da Electrolux. “Antigamente, esses produtos tinham um nicho de mercado muito pequeno, mas hoje ele tem aumentado fortemente dentro das classes A e B, atendendo desde colecionadores antigos até pessoas que estão começando a degustar o produto. É um presente que atende às principais características da data e tem um apelo muito forte no universo masculino.”

Gerente de marketing da Suggar, Marina Amaral Heizen afirma que a data dos pais ajuda a alavancar as vendas de adegas e de outros itens premium, como churrasqueiras e frigobares. “O crescimento da categoria se deve muito ao perfil do consumidor masculino, que tem estado mais presente na cozinha e apreciado um bom vinho em ocasiões especiais. A adega permite o armazenamento de vários vinhos e dá maior estabilidade para as garrafas. É um mercado promissor, pois formou-se o conceito de que o vinho faz bem à saúde.”

Boa experiência

As adegas climatizadas propiciam melhor experiência de consumo, pois bebida armazenada corretamente e mantida na temperatura ideal mantém as suas propriedades e tem mais sabor. O público-alvo consumidor desses produtos é formado por jovens como os millennials, aqueles nascidos entre 1980 e 1990, que adotaram o vinho como sua bebida, e pessoas que estão nas faixas etárias que vão dos 35 aos 50 anos.

Levando em conta esses consumidores, as empresas apresentam seus produtos ao varejo. A Britânia disponibiliza modelos de adegas com a marca Philco: a A PAD8 é para oito garrafas, a PH12E para 12 garrafas, a PH16E para 16 garrafas e a PH24DZ, para 24 garrafas, todas com design elegante, painel touch, iluminação de LED e controle eletrônico de temperatura.

Na adega de 24 garrafas, a temperatura, no compartimento superior pode ser ajustada entre 8° a 18°C e, no inferior, de 12° a 18°C. Tem porta de vidro dupla, que mantém as bebidas protegidas da luz, baixo nível de ruído e de energia e é ecologicamente correta, livre de CFC.

A Electrolux tem seis modelos com design diferenciado. A ACD29, para 29 garrafas, tem duas portas em preto, vidro duplo, touch control e LED indicador do tipo de vinho. Para oito garrafas, a ACS08 tem porta preta de vidro temperado duplo, com acabamento de alumínio escovado, função trava painel, luz interna de LED, touch control e puxador embutido inferior e superior. Os mesmos atributos estão na ACS12.

Para 24 garrafas, a ACS24 tem porta de vidro duplo com proteção UV. Com painel de controle e display de temperatura externo, acabamento de inox, porta preta e prateleiras ergonômicas e removíveis, a ACS34 pode ser embutida, tal como a WC149, para 48 garrafas. Tem painel de controle e display de temperatura externo, acabamento de aço inox, prateleiras deslizantes, iluminação interna de LED e porta de vidro com proteção UV antitérmica.

Com uma linha que abrange modelos com menor capacidade, como de oito e 12 garrafas, até produtos de maior porte, com sistema eletrônico de refrigeração, a Midea lançou recentemente a sua linha de adegas de compressor, com capacidade para 24, 29 e 34 garrafas. Os produtos têm baixo nível de ruído.
As adegas da marca contam com pequenos emissores de luz elaborados especialmente para não danificar as características do vinho, porta de vidro espelhado, iluminação de LED branco e acabamento de inox, além de moderno painel touch com o controle de temperatura e trava painel.

São três as adegas climatizadas da Suggar. A Toulouse, para 29 garrafas, tem refrigeração por compressor, porta de aço inox com vidro integrado, display digital para controle de temperatura, iluminação interna com LED. Os mesmos atributos estão presentes na adega Lyon. Ambas apresentam ausência de vibrações.
O lançamento da empresa é a Cannes, adega para 18 garrafas de vinhos e champanhe, com sistema eletrônico de refrigeração, porta espelhada com vidro duplo temperado, painel touch, para controle de temperatura, iluminação interna com LED e prateleiras cromadas removíveis.

O mercado de consumidores de vinho no Brasil subiu de 22 milhões para 30 milhões no ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin), e tem condições de crescer mais. O volume de consumo é de dois litros por pessoa/ano, enquanto na França, a quantidade é de 46,4 litros, vindo a seguir Portugal, com 43,8 litros, e Itália, com 37,9 litros.

Na América do Sul, onde Argentina, Uruguai e Chile são importantes produtores, o consumo ainda está muito baixo em relação aos países europeus, mas bem acima se comparado ao Brasil. No primeiro, são 20,4 litros por pessoa/ano, no segundo 20,4 litros e no terceiro 17,4 litros.

O mercado de adegas é impactado positivamente com o maior conhecimento sobre vinhos e suas propriedades.

As adegas, além de cumprirem sua principal missão, a de manter a bebida na temperatura adequada, dão sofisticação ao ambiente.

Fonte: Leda Cavalcanti

publicidade