Portal Eletrolar.com

Notícias

Notebooks: Eficientes a toda prova

Os notebooks não fizeram nem 40 anos e estão mais inteligentes a cada dia. Com a idade, diminuíram de peso, ganharam leveza, potência, bateria mais duradoura e tecnologias sofisticadas. São produtos que têm tudo para render bons dividendos ao varejo neste Natal.

A categoria atravessa um bom momento. Desde o início de 2018, obtém resultados positivos de vendas, situação que pode melhorar muito neste final de ano à medida que o varejo receber os consumidores que terão no bolso a ajuda do 13º salário. A indústria aposta no histórico dos produtos e no dinheiro adicional. “Notebooks são os bens de consumo de maior desejo entre os brasileiros e, assim, um ótimo investimento para o 13º salário”, afirma Adriano Barros, gerente de produtos da Acer.

No mercado de eletrônicos, o período do Natal é tradicionalmente propício para a venda de equipamentos novos porque aumenta o dinheiro em circulação, e a tecnologia mais atual atrai o consumidor. “Os notebooks, por serem versáteis e fazerem parte do cotidiano moderno, têm um apelo grande nas principais datas. Permitem ao usuário trabalhar melhor, estudar mais e até mesmo ter mais diversão”, diz Raquel Martins Braga, gerente de marketing de produto para consumidor final da Dell Brasil.

Datas sazonais rendem bons negócios, principalmente as do segundo semestre, conta Cynthya Regina Ermoso Correia, gerente de produtos e procurement da Positivo Tecnologia, que considera os notes a opção mais prática e versátil para quem está em movimento. “As vendas no final do ano são sempre maiores do que nos primeiros meses por conta das promoções da época.” De janeiro a agosto, mostra estudo da GfK, as vendas de notebooks cresceram 6,8% em unidades e 11,3% em faturamento ante o mesmo período de 2017.

LEVES E POTENTES  

Há 37 anos, quando o mundo conheceu o notebook, ele pesava 12 kg. A evolução da tecnologia diminuiu o peso e somou atributos. “Enxergamos uma tendência real por modelos finos, leves e com configuração potente. O usuário também busca uma tela incrível, pois gosta de usar o notebook para assistir a filmes e séries. Outro aspecto levado em consideração é a autonomia suficiente para aguentar horas longe da tomada”, diz Sandra Chen, diretora da divisão de notebooks da Samsung, que vê com entusiasmo a tendência de alta das vendas no mercado nacional. “Certamente, a maior oferta de produtos que entregam inovação, recursos exclusivos e configurações robustas garante mais interesse por parte dos consumidores”, acrescenta.

A Lenovo tem investido em notebooks focados na produtividade. ”Atentos às tendências do mercado global, lançamos um modelo com o conceito de fino e leve, levando ao mercado intermediário especificações inéditas”, conta Luiz Sakuma, gerente sênior de produtos. “Acreditamos que o mercado terá uma demanda por produtos cada vez mais potentes, com placas gráficas, e mais finos, sem bordas na tela”, diz Henrique Costa, gerente de produtos da Asus, que também confia em vendas mais altas neste Natal do que no ano passado. “O volume do mercado será de 8% a 20% maior que o de 2017.”

Mobilidade é uma tendência cada vez mais forte, incluindo tudo o que a favorece, ressalta Fernando Nogueira, gerente de PCs e notebooks da Multilaser. “O produto precisa ser leve, fino, de transporte fácil e ter bateria com boa autonomia. Para diminuir o peso do note e melhorar sua velocidade tem se adotado cada vez mais armazenamento do tipo eMMC/SSD (memória flash). Isso torna o produto mais rápido e, combinado à conexão com a internet, favorece o uso de nuvem para armazenamento.”

MAIS INTELIGENTES

A categoria de notebooks tem evoluído em ritmo acelerado, e as tendências são os formatos mais compactos e finos, reforça Raquel, da Dell Brasil. “A busca do consumidor por produtos portáteis demanda designs inovadores, como os de tela infinita, em que o display do equipamento apresenta bordas extremamente reduzidas, o que resulta em um perfil com medidas ultracompactas e uma maior imersão no conteúdo. Eles também têm sido cada vez mais utilizados para o consumo de conteúdo multimídia.”

Os notebooks tendem a ser mais inteligentes, diz Cinthya Regina, da Positivo Tecnologia. “Vão aliar portabilidade e conectividade com outros dispositivos, como relógios de pulso e eletrodomésticos. Suas funções serão cada vez mais úteis no dia a dia das pessoas e terão capacidade de armazenar dados pessoais, como alertar um idoso sobre a hora de tomar um remédio. Devem ultrapassar os limites da máquina como um dispositivo para tarefas específicas e se tornar uma espécie de secretária, com recursos de assistentes de voz, com conexão a diversos objetos graças à internet das coisas.”

Outra tendência são os notebooks gamers, diz Adriano, da Acer. “O mercado de games é imenso, temos 47% de market share (dados de julho) no Brasil, segundo a GfK. O País tinha 66,3 milhões de jogadores em 2017, que movimentaram os negócios, gerando em torno de US$ 1,3 bilhão, segundo levantamento da Newzoo, divulgado este ano. A expectativa é que em 2018 serão 75,7 milhões de gamers que devem gerar US$ 1,5 bilhão em negócios. Esses jogadores necessitam de equipamentos com alto desempenho, potência, versatilidade, sistema de refrigeração adequado e design agressivo.”

 

NOTEBOOKS PARA O NATAL 

ACER

Seu notebook Predator Triton 700 é potente para games ou programas que exigem alto desempenho. Tem visual preto e azul, tela de 15.6’’ IPS Full HD de 120Hz, corpo em alumínio, com 18.9 mm de espessura, placa de vídeo com tecnologia NVIDIA® GeForce® GTX 1080 com 8GB GDDR5, processador Intel® Core™ i7 HQ de 7º geração, com 32GB de memória DDR4 e 512 GB SSD de armazenamento e duas ventoinhas Aeroblade 3D com lâminas em metal, com entrada superiores e inferiores. O teclado retroliluminado RGB conta com as tecnologias de áudio Dolby Atmos® e Acer TrueHarmony™.

Outro equipamento, o Aspire 5, modelo A515-41G-1480, tem padrão de wireless 802.11ac, memória de 8 GB, armazenamento de 1 TB, tela LED de 15,6” HD, Bluetooth 4.0, dobradiça 180º, porta USB 3.0 tipo-C e teclado tipo chiclete, com touchpad grande. A placa dedicada AMD Radeon RX 540 com 2 GB GDDR5 garante alta resolução para vídeos e jogos. Seus diferenciais são as portas USB 3.0 energizada, que carrega dispositivos com o note desligado ou em modo de repouso, e a USB 3.1 Tipo-C, para transferência de dados até 10 vezes mais rápida.

 

ASUS

Um note com o peso e a portabilidade de um ultrabook. Assim é o ASUS VivoBook 15, com Windows 10 e processador Intel® Core™ i5 ou i7 de 7ª geração, com 4 GB ou 8 GB de RAM DDR4, além de opções com placa de vídeo dedicada.  Pesa 1,7 kg e tem corpo de 19,4 mm, borda de 7,8 mm na tela NanoEdge de 15,6”, antirreflexiva HD (nos modelos sem acelerador gráfico) e Full HD (nos com GPU nVidia), e bateria de longa duração. Tem cartão Wi-Fi a/b/g/n/ac de duas bandas e duas antenas e Bluetooth V4.1. Possui acabamento em círculos concêntricos nas cores cinza a vermelho.

A empresa oferece, também, os notebooks ASUS VivoBook Max, projetados para uma experiência multimídia imersiva. Têm tela de 15,6” e pesam 1,9 kg. São equipados com processador Intel® Core™ i3 de 6ª geração ou Intel® Celeron™ Quad-Core, com o sistema de áudio exclusivo SonicMaster, que incorpora a tecnologia ICEpower®. Contam com a tecnologia SuperBatt, que entrega até 700 ciclos de recarga, e a tecla chiclete com tamanho natural, que proporciona mais conforto na digitação. Estão disponíveis em duas cores, preto com prata e branco.

 

DELL

Com tela infinita de 14” e design ultracompacto e ultrafino, o Inspiron 14 7000, em alumínio escovado, nas cores prata ou dourada, vem com as tecnologias Dell Cinema (otimiza recursos de vídeo) e Dell Mobile Connect (integra o smartphone do usuário com o notebook). A série tem tela com tecnologia IPS, resolução Full HD e recurso Dell True Color. Todos os modelos contam com a 8ª geração de processadores Intel Core e placa de vídeo NVIDIA GeForce MX150 de 4 GB GDDR5, o que permite utilizar o equipamento em tarefas como edição de fotos e vídeo, além de jogos.

Mais um note, o Inspiron 15 5000 é o primeiro da categoria no Brasil com configurações equipadas com o acelerador de sistemas Intel Optane Memory, tecnologia com componentes em hardware e software que estabelece uma ponte entre a memória do sistema e o armazenamento para aumentar o desempenho do computador. Tem tela de 15”, resolução Full HD, acabamento externo metálico premium e alta conectividade, incluindo o novo padrão USB Type C 3.1 e conexão Ethernet. Está disponível em opções com a 8ª geração de processador Intel Core, até 16 GB de memória e placas de vídeo dedicadas.

 

LENOVO

Recentemente, o portfólio da empresa recebeu dois novos produtos: o  Ideapad330S, um notebook ultrafino, que inova o mercado de PCs intermediários com sua tela infinita antirreflexo, e o Legion Y530, que traz um perfil de gamer diferenciado para os que gostam de jogar  e também precisam de uma máquina com forte desempenho, minimalista e leve para o dia a dia. O Ideapad 330S conta com processador Intel Core i5 ou i76, de 8ª geração, armazenamento de 1 TB, até 8 GB de memória RAM e tela de 14’’ ou 15’’, com até 1,8 kg.

O Lenovo Legion Y530 foi projetado com base em uma pesquisa de mercado que apontou as necessidades dos gamers e de usuários que buscam configurações potentes para a diversão e, ao mesmo tempo, querem um equipamento com design sofisticado e de alto desempenho para uso diário. Tem funcionalidades associadas aos conceitos de mobilidade e carregamento rápido de bateria, que são fundamentais para os consumidores. Dispõe de tela de infinita de 15,6” e placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050, com 4 GB dedicados GDDR5. Pesa 2,3 kg.

 

MULTILASER

A marca destaca três notebooks para este final de ano: Legacy Cloud,  Legacy Professional e o Legacy Air, todos muito finos e leves, com resposta e conexão rápidas à internet e  armazenamento de alta performance.  Abrem planilhas, arquivos e programas com alta responsividade, mas cada um traz suas particularidades.

O notebook Legacy Air tem tela de 13.3”, com resolução full HD para imagens mais nítidas e rápida conexão à internet. Cabe em um envelope e, apesar de sua espessura fina, conta com acabamento metalizado e uma super bateria. O Legacy Cloud possui ângulo de abertura de 180°, o que facilita a visualização, tela de 14.1”, processador Intel Quad-Core e bateria de alta duração.

Mais um equipamento, o Legacy Professional tem tela de 4,1”, resolução full HD e sistema operacional Windows 10 Pro, com todos os recursos do Windows 10 Home mais as funcionalidades empresariais de criptografia, login remoto e criação de máquinas virtuais. Com esses produtos e mais os modelos M8W e o conversível com touch screen M11W, a empresa espera ter volume de vendas 25% acima da sua média.

 

POSITIVO TECNOLOGIA

Nas cores prata, vermelho e preto, com acabamento emborrachado, o notebook Positivo Motion Q232A pesa 1,4 kg, tem espessura de 18 mm e vem com 2 GB memória RAM. Sua bateria de 10.000 mAh tem autonomia para seis horas de uso. Possui tela de 14” com bordas mais finas, chamadas de narrow frames, para melhor aproveitamento da área de display. O aparelho conta com teclas individuais que dão mais conforto, touchpad de 5’’ ergonômico e grande e capacidade interna de 32 GB com possibilidade de expandi-la em mais 64 GB via cartão SD.

Mais um aparelho, o Positivo DUO Q432A, em prata, é um notebook híbrido, projetado para facilitar a vida de quem precisa transportá-lo com frequência. Tem 18,2 mm de espessura, cabe em bolsas ou mochilas e pesa 1,1 kg, o que o caracteriza como o mais leve da categoria. Possui design moderno e compacto e tela de 11,6” narrow frame conversível 360º, sensível ao toque. Essa tecnologia permite que uma tela de 15,6” se encaixe em um notebook de 14”. Os dois produtos vêm habilitados ao Positivo Nuvem. Com esta plataforma, os usuários têm mais 64 GB de armazenamento em nuvem gratuito por um ano.

 

SAMSUNG

O Odyssey Z, novo notebook gamer da marca, tem um sistema de refrigeração que garante o controle da temperatura, evitando o sobreaquecimento. O hardware de gerenciamento térmico Z Aeroflow é responsável por acelerar a condução do calor gerado pela GPU e pela CPU por meio do sistema de refrigeração e espalhar o ar frio sobre os componentes internos do notebook. Conta com chip gráfico NVIDIA® GTX 1060, 24 GB de memória RAM, sistema de armazenamento com 512 GB de SSD NVMe e processador Intel Core i7 de 8ª geração de seis núcleos. Pesa 2,4 kg e tem espessura de 17,9 mm.

Notebook premium da marca, o Style S51 Pen tem a caneta S Pen, para atividades de desenho e pintura. A caneta tem ponta de 0,7 mm de espessura, reconhece até 4.096 níveis de pressão e é projetada para uso imediato, visto que funciona independentemente do nível de bateria do computador (ela não necessita de bateria|). A tela LED Full HD de 13.3’’ detecta quando a ponta da caneta está inclinada sobre a superfície do display, garantindo letras e pinturas mais naturais e realistas. Pesa aproximadamente 995 g e tem processador Intel® Core™ i7 Quad-Core, Windows 10 Home, 8 GB, 256 GB de SSD.

 

Link para matéria: http://eletrolar.com/revistas/revista-ed-127

Fonte: Revista Eletrolar News ed. 127

publicidade