Portal Eletrolar.com

Notícias

Nos parques, nas ruas, nas academias

Smartwatches e fones de ouvido são extremamente úteis durante os exercícios físicos e, por seu valor agregado, registram resultados positivos nas datas comemorativas.

A tecnologia vem sendo uma boa aliada dos praticantes de atividades físicas ao contribuir com seus produtos, como smartwatches e fones de ouvido, para que tenham melhor desempenho, bem como concentração ou relaxamento nos treinos, conforme o perfil de cada um. É, também, aliada valiosa do varejo, que aumenta a sua rentabilidade com a venda desses itens que, em datas especiais como o Dia dos Pais, são muito procurados por seus atributos.

Há cinco anos, a Samsung iniciou um trabalho para a aceitação dos smartwatches e outros wearables. “Nesse tempo, percebemos que os usuários querem um produto bonito e funcional, que alie as ferramentas de monitoramento de atividades físicas e tenha integração com o smartphone e outros aparelhos smart. Hoje, as pessoas sabem qual o propósito e quais os benefícios desses produtos e se interessam cada vez mais por eles”, diz Renato Citrini, gerente sênior de produtos da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Entre os smartwatches da marca estão o Gear Fit 2 Pro e o Gear Sport. “O primeiro é uma pulseira esportiva para quem tem objetivos fitness, e o segundo é para quem quer utilizar o produto no dia a dia, por seu design elegante e capacidade de atuar como controle remoto nas apresentações em Power Point, por exemplo”, explica o executivo. Ambos têm tecnologia que identifica automaticamente quando o usuário começa o exercício. As informações são conferidas na tela do relógio ou pelo aplicativo Samsung Health, no smartphone.

A Samsung disponibiliza, ainda, o Gear S3 Frontier e o Gear S3 Classic, que permitem interação com o smartphone pela tela do relógio, gravação de mensagens de voz, convertidas automaticamente em texto, e capacidade de monitoramento de atividades físicas. Com design elegante, se assemelham aos modelos mais clássicos de relógios e oferecem suporte ao Samsung Pay (plataforma de pagamento móvel). Os quatro produtos também têm sensores que permitem monitorar o sono do usuário. Em fones de ouvido, a marca oferece o Gear IconX, sem fio.

Foco na saúde
A tecnologia é um objeto de desejo, e os pais estão vivendo intensamente este momento, diz Daywison F. Martins, diretor de marketing da Easy Mobile. “Pode ser um pai jovem ou com mais idade, o que vemos é todas as faixas etárias usando smartphones e os recursos disponíveis, como pulseiras ou relógios inteligentes e baterias portáteis. A saúde é um grande foco na vida das pessoas, e a tecnologia pode aumentar a performance de quem faz atividade física regularmente ou estimular um sedentário ao exercício físico de forma agradável.”

Entre os wearables da empresa, a pulseira inteligente Ultra Fit HR traz o conceito de a pessoa conhecer mais de si própria. Ela registra tudo nas 24 horas do dia: passos, média da distância, batimento cardíaco e qualidade do sono, detalhando se é profundo ou leve. No app para iOS ou Android é possível ver todo o histórico. “A Ultra Fit HR tem várias das funções na tela touch, uma delas é controlar a música que está tocando no fone sem fio. Sua bateria dura de cinco a sete dias”, conta o executivo.

A Easy Mobile também dispõe de fones de ouvido. O Urban Bass tem corpo metálico, design arrojado em preto, prata e dourado, alta qualidade sonora, microfone para atender as chamadas e controle embutido. Com dois drivers, o Runner BT e o Runner Bass têm haste ajustável, microfone embutido e controle de volume. A marca oferece a versão com fio Runner Bass e a versão Bluetooth sem fio Runner BT, este com bateria que dura de seis a oito horas. Outro produto é o Freedom 2+, headphone com conector P2, para ser usado com notebooks sem Bluetooh. Sua bateria dura até 20 horas.

Esporte e música
O fone de ouvido é um acessório complementar de peso ao smartphone, diz Rafael Assa, diretor da Alfacomex S.A. “No caso das atividades esportivas, a música é, cientificamente falando, um fator motivacional importante. As pessoas se exercitam mais ouvindo música.” Em 2017, na Eletrolar Show, a empresa lançou a AER, marca própria de áudio, em cujos itens ele aposta para a data dos pais, com a percepção de que são produtos de desejo e têm ligação com os pais.

Na linha AER são três os modelos de fones de ouvidos: AerMove, para o dia a dia; AerSports, para a prática de esporte, resistente à água e com suporte para não cair durante o exercício; e AerFree, supermoderno, totalmente sem fios entre os fones. É indicado não só para ouvir música como para usar no carro, pois permite parear apenas um dos fones com o celular, deixando o outro ouvido livre e atento no trânsito. A linha completa tem funcionalidades distintas para públicos diferentes.

O mercado de fones de ouvido está cada vez maior, e o importante é oferecer ao usuário as opções corretas, afirma o diretor da Alfacomex. “Foi o que fizemos com a AER. Entendemos a necessidade do usuário e do mercado, colocando produtos com informações em português e certificação Anatel. Montamos uma linha que atende diferentes pessoas e hoje vemos a possibilidade de o usuário ter mais de um par de fones de ouvido para usar o que for mais adequado ao momento que ele vive.”

Item fundamental
Música é um dos itens fundamentais durante os exercícios físicos, diz Marcelo Gonçalves, gerente de comunicação e marketing da Sony Brasil. “O País é o segundo do mundo em número de academias, tem cerca de 8 milhões de matriculados, só perde para os Estados Unidos, de acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association. Então, olhando esse aspecto, os fones de ouvido ganham cada vez mais importância, seja na prática de exercícios ou no deslocamento de ida e volta do trabalho ou da faculdade.”

Atenta às oportunidades que surgem com datas como a dos pais, a Sony disponibiliza headphones e fones de ouvido. O MDR-XB650BT, top da marca, da linha Extra Bass, tem a tecnologia Bass Booster, que aprimora a resposta dos graves, isolamento acústico superior, tiara e conchas almofadadas, fácil conexão NFC, tecnologia Bluethooth e microfone integrado. Funciona sem fio. A bateria interna tem autonomia de até 30 horas de uso contínuo, sem precisar recarregar.

Outro modelo, o MDR-XB550AP, tem tecnologia Extra Bass, cabo Flat antiembaraço e microfone com botão multifuncional integrado, podendo atender chamadas e controlar a reprodução de músicas de smartphones. Seu sistema é compatível com Android e iOS. E o MDR-AS10AP, intra-auricular, tem alça ajustável de silicone, quatro tamanhos de almofadas do mesmo material, e microfone integrado. Resistente ao sol e à água, tem cabo longo de 1,2 m. O esportivo MDR-XB50BS possui conexão Bluetooth, tecnologia Extra Bass, acabamento em silicone e três tamanhos de almofadas.

Fonte: Leda Cavalcanti

publicidade