Portal Eletrolar.com

Notícias

Mercado de dispositivos fechou 2017 com 2,28 bilhões de unidades

Celulares continuam sendo a grande força desse segmento com mais de 1,9 bilhão de terminais, afirma o Gartner.

O mercado mundial de dispositivos, que inclui PCs, tablets e telefones móveis, fechou 2017 com a venda de 2,28 bilhões de unidades. Segundo o Gartner, a previsão para este ano permanece em 2,1% de crescimento, com embarque de 2,32 bilhões. Para 2019, a expectativa é de que esse segmento fique praticamente estável com pouco mais de 2,34 bilhões.

Os smartphones continuaram sendo a grande força de vendas nessa área. No ano passado foram vendidos 1,85 bilhão de celulares e a previsão é de que atinja 1,9 bilhão ainda este ano. O maior impulso, segundo a consultoria, vem da área de smartphones de alto padrão.

O mercado de PCs tradicionais teve uma retração, indo de 220 milhões de unidades em 2016 para 204 milhões no ano seguinte. E deve continuar nessa trajetória, caindo para 193 milhões este ano.

Apesar dos números ainda serem pequenos quando comparados aos demais segmentos, o Gartner acredita no potencial do mercado de Premium Ultramobile, que deverá pressionar por dispositivos mais finos e leves.

O Gartner também manteve sua previsão feita no ano passado de que até 2021 9% dos smartphones irão suportar a plataforma 5 G.

Fonte: Tele.Síntese

publicidade