Portal Eletrolar.com

Notícias

Inteligência artificial na casa toda

Na IFA 2018, empresas apresentaram tecnologias inovadoras e equipamentos inteligentes que se conectam em rede


Inteligência artificial, reconhecimento de voz, dispositivos eletrônicos e novidades em equipamentos de áudio e vídeo marcaram a edição da IFA 2018, realizada de 31 de agosto a 5 de setembro, em Berlim, Alemanha. Uma das mais importantes feiras do mundo e a maior da Europa de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, teve 1.814 expositores, 245 mil visitantes e volume de negócios de 4,7 bilhões de euros. “A IFA é o mais importante ponto de encontro global para fazer negócios”, diz Christian Göke, CEO da Messe Berlin. “Com sua riqueza de inovações, a IFA teve uma influência positiva nos mercados internacionais”, acrescenta Hans-Joachim Kamp, presidente do conselho da Consumer & Home Electronics GmbH, organizadora da feira.

A LG Electronics apresentou as primeiras televisões OLED 8k do mundo, com 88” e mais de 33 milhões de pixels que emitem luz própria, tornando dispensável qualquer tipo de iluminação traseira. A Samsung mostrou a primeira Q900R, nos tamanhos de 65”, 75”, 82” e 85”,com painel QLED de 4000 nits, e a TCL lançou a linha de TVs K QLED TV – Edição Copa do Mundo FIBA de Basquetebol 2019, a QLED TV X8 e a Smart TV UHD Série Cityline C7. Os destaques ficam por conta da presença de inteligência artificial nos aparelhos.

Na feira, a Samsung também mostrou os primeiros monitores para games com tecnologia QLED, que utiliza pontos quânticos para maior precisão das cores, padrão já presente nos seus televisores de alta resolução. Os monitores, em versões de 34” e 43”, têm conexão Thunderbolt 3 para transferência de dados em alta velocidade. O aspecto mais largo da tela, que é curva, permite ao usuário abrir diversos programas lado a lado.

Na categoria de computadores, os ultraportáteis lideram a corrida da inovação graças à renovação de seus processadores, sobretudo os da Intel. Os últimos modelos priorizam uma memória RAM de grande capacidade, a memória flash (SSD) ou, ainda melhor, discos duros híbridos (disco duro + SSD).

A Lenovo apresentou uma série de notebooks na feira, com destaque para o Yoga Book C930, que tem tela tela E-Ink sensível ao toque e retorno tátil. O equipamento é, também, um leitor digital com tela de 10”. Permite ao usuário ler e marcar PDF, bem como fazer desenhos e anotações com a caneta stylus.

O Predator X, computador gamer com dois processadores Intel Xeon e até 12 slots ECC DIMM para memória RAM, voltado aos que buscam alta perfrorance no desenvovimento de games, foi um destaque da Lenovo. Da mesma empresa, a cadeira Thronos possibilita ao usuário utilizar três monitores 4k de 27”. Tem estrutura rotatória de aço com cockpit motorizado, espaço para desktop, bandejas deslizantes para segurar o teclado e mouse para o usuário se inclinar em até 140°.

Fonte: Redação Eletrolar News

publicidade