Portal Eletrolar.com

Notícias

IGP-DI tem alta em setembro com pressão no atacado e no varejo

IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais


O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta a 1,79% em setembro sobre avanço de 0,68% em agosto diante do aumento tanto dos preços no atacado quanto no varejo, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) segunda-feira (08.10).

Os dados mostraram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador todo, subiu em setembro para 2,54% depois de um avanço de 0,99% no mês anterior.

No IPA, o subgrupo combustíveis para consumo registrou no período avanço de 9,46%, depois de ter apresentado uma variação negativa de 0,42 por cento no levantamento anterior.

No varejo, a pressão aumentou uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), que responde por 30% do IGP-DI, acelerou a alta a 0,45% no mês, de 0,07% em agosto.

O destaque para o movimento do índice foi o grupo Transportes, que avançou 1,09% após queda de 0,35% no mês anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) registrou em setembro alta de 0,23% , depois de ter subido 0,15% em agosto.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Fonte: Reuters

publicidade