Portal Eletrolar.com

Notícias

Governo dos EUA tenta barrar entrada da China Mobile no mercado local

Alegação do governo é que operadora asiática representaria risco à segurança nacional

Donald Trump


O governo de Donald Trump tenta barrar as tentativas da operadora China Mobile de entrar no mercado local. A operadora pediu à FCC, agência responsável por regular o setor de telecomunicações norte-americano uma licença em 2011. Mas hoje o DoC, departamento de comércio dos EUA, recomendou à FCC que recusasse o pedido.

Segundo comunicado oficial do DoC, o departamento negociou todos estes anos compromissos relacionados ao cumprimento de regulações locais e questões que envolveriam a segurança nacional. Mas não chegou a um acordo que viabilizasse a liberação das licenças.

O governo norte-americano afirma que a China Mobile pode ser explorada, influenciada ou controlada pelo governo chinês. Diz que a operadora acataria requisições feitas pelo governo do país asiático. E conclui que a presença da China Mobile no país geraria um alto risco à “segurança nacional”, risco este que tende a crescer com o passar dos anos.

A recusa é mais uma etapa da escalada do governo de Trump contra os chineses. Neste ano, Trump baniu (e voltou atrás) a ZTE do mercado estado-unidense, e pressiona operadoras e Google a cortar laços com a Huawei.

Fonte: Tele.Síntese/Reuters

publicidade