Portal Eletrolar.com

Notícias

Google prepara aplicativo de mensagem para competir com WhatsApp

Expectativa é que o serviço seja lançado até o final do ano


O Google está trabalhando para criar um novo serviço de mensagem de texto para o sistema operacional Android. Segundo o site The Verge, o serviço deve se chamar Chat e é uma tentativa de melhorar a experiência dos usuários Android com mensagens de texto. Apesar de os smartphones com o sistema operacional do Google possuírem boas aplicações para fotos, grande capacidade de armazenamento e tela com qualidade comparável ao iPhone, a troca de mensagens ainda deixa a desejar.

A empresa investe na tecnologia RCS, que deve substituir o SMS como o principal protocolo de troca de mensagens ainda este ano, segundo o The Verge. O Chat vai funcionar dentro do Android Messages, enviando as mensagens pela internet quando o usuário está conectado, mas utilizando a rede da operadora em locais sem conexão. A implementação do RCS depende das operadoras de telefonia – e o Google já fechou parcerias com 55 delas.

Dentro do Android Messages, o Chat permitirá que o usuário envie conteúdo multimídia, crie grupos com diversos membros e troque emojis, além de receber confirmação de leitura.

Especialistas indicam, no entanto, que o novo aplicativo deve ter desvantagens se comparado a concorrentes como WhatsApp. A principal delas é a falta de segurança, já que as mensagens trocadas por RCS não são criptografadas. O sistema também deve ser fechado para celulares com sistema Android. Isso significa que para se comunicar com proprietários do iPhone, os usuários do sistema Google precisarão continuar usando aplicativos de terceiros.

Fonte: Época Negócios

publicidade