Portal Eletrolar.com

Notícias

Embraco: realidade virtual na fábrica

Nova tecnologia agiliza a entrada em produção de novos equipamentos.

A Embraco, fabricante de compressores para aparelhos de refrigeração, está adotando realidade virtual para agilizar a implementação de equipamentos e linhas de produção na sua fábrica em Joinville/SC.

A empresa usa o software VRED da Autodesk para realidade virtual rodando em equipamentos HTC. A implementação foi feita pela Virtual Automação, parceiro catarinense da Autodesk. A Embraco usa softwares de PLM e CAD da PTC.

Com o uso da tecnologia, é possível visualizar em escala real uma máquina, checar aspectos ergonômicos, identificar possíveis falhas de segurança, validar conceitos técnicos, muito antes de ela ser construída.

Pelas contas da Embraco, o uso de realidade virtual permitiu redução média de 3% no tempo de implementação de equipamentos e linhas desde o começo do processo, em janeiro de 2018.

“A realidade virtual reduz tempo de desenvolvimento, implantação e custo do equipamento por evitar retrabalho e garantir que a máquina chegue 100% apta e segura à fábrica”, atesta Claudemir dos Santos, diretor de operações da planta Brasil.

Outra vantagem da tecnologia é a possibilidade de oferecer treinamentos para operadores, preparadores e responsáveis por manutenção durante o desenvolvimento dos projetos, aponta Santos.

A Embraco pode ser considerada uma das empresas mais sofisticadas do País na incorporação de tecnologia na sua linha de produtos. Em setembro de 2018, a companhia lançou um sistema de controle de refrigeração turbinado com um conceito de de internet das coisas (IoT), focado no gerenciamento de freezers e geladeiras nos pontos de venda.

Em 2017, a empresa adquiriu a UpPoints, startup que desenvolveu um sistema de comportamento do consumidor, reconhecimento de imagem e análise da performance de vendas de produtos.

A companhia também é co-fundadora da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), uma iniciativa pioneira no País visando aproximar a indústria do mercado de tecnologia para definir padrões relativos a Indústria 4.0.

Fonte: Baguete

publicidade