Portal Eletrolar.com

Notícias

Eletroportáteis: Vida em cores

Com tons que seguem as tendências internacionais, os eletroportáteis coloridos estão mais ousados e dão um alto astral ao ambiente.

O preparo da festa de Natal começa pela cozinha, um espaço cada vez mais valorizado e transformado em ponto de encontro da família e dos amigos, que assistem aos chefs amadores testando novas receitas. A arquitetura – que eliminou a parede entre a cozinha e a sala, seja para ganhar espaço ou por puro charme – contribuiu para essa aura gourmet, bem como os diversos programas sobre gastronomia apresentados na televisão. Com isso, foi aberto o caminho para a criatividade em eletroportáteis, que ganharam mais status e hoje exibem cores, estampas e design renovados.

A tendência chegou ao Brasil há alguns anos. “As cores oferecem uma oportunidade de inovar e acompanhar as tendências mundiais, uma maneira de quebrar a sobriedade e alegrar os ambientes, utilizando o produto como um item decorativo, ou seja, indo além da sua funcionalidade”, conta Giovanni Marins Cardoso”, sócio-fundador e copresidente da Mondial Eletrodomésticos, empresa que tem aparelhos coloridos em todas as categorias nas quais atua.

Desde 2008, o colorido dos produtos vem se tornando muito mais do que uma tendência no mundo do design e da moda, diz Cristina Perroni, gerente de produtos da SEMP. “De geladeiras a torradeiras, a cor é o novo charme. O colorido de um produto tem o poder de transformar o ambiente, torná-lo mais alegre. A moda, agora, é ter uma cozinha mais colorida. Os designers de eletrodomésticos ficaram mais ousados nos últimos anos, o que resultou no surgimento de espaços intensos, cheios de cores e formatos inovadores.”

VALOR DA COR

As cores podem dizer muito sobre as características e funcionalidades do produto e devem ser escolhidas com critério. Pesquisas e experimentações com consumidores são de extrema importância e auxiliam na sua definição, explica Sidney Rufca, professor dos cursos de design de produtos, design gráfico e design de interiores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. “As cores contribuem muito para realçar as linhas que definem a forma de um objeto. Quando desenhamos, levamos em consideração o efeito da incidência da luz sobre a superfície da peça, gerando luz e sombra. O resultado é um dos responsáveis por definir o volume do produto. É nesse momento que a escolha da cor valoriza a intenção do designer, favorecendo e intensificando os contrastes propostos por ele.”

Como os espaços mais discretos, compostos por concreto, metais e vidros estão cada vez mais presentes nas cozinhas, os eletroportáteis coloridos conferem destaque e dão vida ao ambiente. “Estamos vivendo em um momento em que as pessoas buscam conexões mais alegres e divertidas com seus objetos e produtos”, comenta o professor Sidney. “Produtos atraentes proporcionam uma relação emocional e afetiva mais intensa, positiva e, por consequência, tornam a atividade mais produtiva e prazerosa.”

No mundo globalizado não há mais barreiras para o acesso às informações e tendências, tudo acontece quase ao mesmo tempo em todos os lugares, conta o mestre. “As cores mais fortes, principalmente as cítricas, normalmente estão associadas a países tropicais. Cores discretas, como as terrosas, aparecem com maior frequência nas regiões mais frias. Entretanto, não vejo diferenças no uso das cores nos eletroportáteis em outros países. Algumas pesquisas já apontam que os tons de verde estarão entre as tendências para 2019.”

MODA CÍCLICA

As cores neutras ainda são mais procuradas do que as coloridas, mas estas são uma tendência forte, cíclica e crescente no mercado. “A cor segue as tendências internacionais e se transforma a cada ano, o que, por sua vez, inspira a categoria de eletroportáteis. Algumas cores caem no gosto dos consumidores e permanecem por mais tempo”, diz Giovanni.

O mercado ainda vende muitos eletroportáteis de cores neutras, mas em pouco tempo os coloridos terão maior share, acredita Cristina. “A cor é moda, é cíclica. Nos anos 1970, por exemplo, as cozinhas eram coloridas, usavam-se muito o azul e o vermelho. Ficamos muitos anos com as cores mais neutras. Agora, a tendência das cores voltou.”

No portfólio de eletroportáteis coloridos da SEMP está a linha Cherry, em vermelho cereja, formada por batedeira, liquidificador, chaleira elétrica e panela de arroz, que vem obtendo boas vendas. “Para o Natal, a expectativa é dobrar o volume para a linha de eletroportáteis. Também estamos conversando sobre parcerias customizadas com o varejo para a Black Friday”, diz a gerente. A Mondial tem a Linha Red, com batedeira, air fryer, gril e sanduicheira, cafeteira, espremedor, liquidificador, panela de pressão, power mixer e panela elétrica. “Esses produtos devem ter bastante procura no Natal”, acredita Giovanni.

VENDAS COLORIDAS

MONDIAL

Eletric Spiralizer – Primeiro cortador de legumes elétrico lançado por uma marca brasileira. O aparelho corta os alimentos em formato espiral, similar ao espaguete. Disponível na cor vermelha.

Air Fryer Family Inox AF-14, da Linha RED, com capacidade para até 3,2 litros. Assa, tosta, cozinha e gratina por convecção a ar. Conta com timer de 60 minutos e controle de temperatura até 200°C. As peças são removíveis para limpeza.

 

SEMP

Linha Cherry – Batedeira com 600 W de potência, batimento orbital, 15 velocidades mais turbo, três tipos de batedores, tigela em aço inox com capacidade para 4 litros, 8 ventosas na base e pintura automotiva.

Panela de arroz multicooker, para o preparo de sukiyaki, estrogonofe, feijão, omelete e risotos. Tem 10 xícaras de capacidade, cuba removível com revestimento antiaderente, válvula para saída de vapor e função aquecer.

 

VITRINE ESPECIAL – PORTÁTEIS COLORIDOS

BLACK+DECKER

Miniprocessador MP200V

A linha GIFT, composta por nove itens com design moderno e acabamento especial de aço inox na cor vermelho metálico, escolheu o Miniprocessador MP200V para esta Vitrine.  Com 230 W de potência, o produto tritura carnes, legumes e vegetais em segundos. Possui tigela de vidro, que não fixa odores nem resíduos, e tampa com vedação, capacidade de 1,2 litro e duas lâminas Perfect Fusion, removíveis. Conta com trava de segurança, só funciona quando o corpo está encaixado corretamente na tampa e na lâmina. Tem botão pulsar, base com anel antiderrapante e é desmontável.

 

CADENCE

Liquidificador Robust

O produto tem 1.000 W de potência, copo com capacidade total de até 3,3 litros, botão giratório para o controle de 12 velocidades mais função pulsar. Suas lâminas de inox trituram e misturam. Conta, ainda, com filtro para separação de bagaços e sementes, e sobretampa graduada, que pode ser usada como medidor. Dispõe de armazenamento para o cabo na base. Disponível em 127 V e 220 V.

 

 

HAMILTON BEACH

Liquidificador Individual

Com apenas um toque, o produto prepara porções individuais de sucos, vitaminas, milk-shakes e até molhos e sopinhas para bebês. A função pulsar possibilita o máximo controle da mistura. A jarra Tritan™ tem 400 ml de capacidade, é livre de BPA (bisfenol-A) e vem com tampa.  Prático, transforma-se em um copo e pode ser levado aonde você quiser. Compacto e com armazenamento para o cabo na base, pode ser guardado em qualquer lugar. Disponível nas cores azul, preta, verde e vermelha.

 

MALLORY

Liquidificador POP

Para esta Vitrine Especial, a Mallory escolheu o liquidificador POP, produto com 520 W de potência, disponível nas cores rosa, verde e amarela. Possui três velocidades, mais pulsar e autolimpeza. O copo de acrílico tem capacidade total de 2,1 litros, lâminas de aço inox e tampa dosadora, que facilita o preparo de vitaminas e bebidas. Disponível em 127 V e 220 V.

 

 

MASTERCHEF

Batedeira 3 em 1

A Falmec apresenta a batedeira MasterChef (BA2001), marca da Aquarius. É 3 em 1: batedeira, liquidificador e moedor de carnes. Tem 1.000 W de potência, sete velocidades mais função pulsar. A batedeira planetária possui tigela de aço inox com capacidade para 4,3 litros, três batedores, fouet de aço inox, pá plana e gancho para massa, ambos de alumínio. Vem com tampa transparente antirrespingo. O liquidificador tem jarra de vidro de 1,5 litro e tampa dosadora. O produto está disponível nas cores preta e vermelha.

 

OSTER

Liquidificador Super Chef

O liquidificador Super Chef possui motor de 750 W, garantindo potência constante nos processos de triturar, misturar, picar e bater qualquer tipo de ingrediente, até mesmo os mais duros e consistentes. Tem botão giratório de oito velocidades, lâminas de aço inoxidável com design exclusivo. Conta ainda com o sistema de impulsão All-Metal Drive® com encaixe do metal sem contato com a base plástica. A jarra de vidro refratário de 1,25 litro pode ser lavada na máquina, é resistente a riscos e choques térmicos.

 

PHILIPS WALITA

Multiprocessador RI7631

A Philips Walita apresenta um dos modelos da Linha Ultra Violet, o Multiprocessador de Alimentos 5 em 1. Conta com motor de 650 W de potência e duas velocidades. Vem com cinco acessórios: jarra de liquidificador de 1,5 litro, espremedor de frutas, lâmina de aço inox para fatiar, lâmina de aço inox para ralar e faca dupla de corte.  Ele liquidifica, fatia, espreme frutas, rala, tritura e pica.

 

 

 

TRAMONTINA

Batedeira Planetária by Breville

Com motor de 840 W de potência, a batedeira conta com tecnologia de sensores de carga internos que detectam quando está sendo batida massa pesada e ajustam automaticamente a potência para manter a velocidade selecionada. Com operação silenciosa, tem proteção antirrespingo, trava e timer com contagens progressiva e regressiva com função de pausa. Possui tigela com alça e capacidade de 4,7 litros e vem acompanhada de batedor plano, arame, gancho, batedor com raspador e uma espátula. Disponível em 127 V e 220 V.

 

 

Link para matéria: http://eletrolar.com/revistas/revista-ed-127

Fonte: Revista Eletrolar News ed. 127

publicidade