Portal Eletrolar.com

Notícias

Chinesa Huawei perde menos com o câmbio e aumenta lucro em 2017

Fabricante de smartphones e equipamentos de telecom também atribui resultado à receita maior e à melhora da eficiência operacional


A fabricante chinesa de smartphones e equipamentos de telecomunicação Huawei registrou em 2017 um lucro líquido de 47,4 bilhões de iuans (US$ 7,3 bilhões), um aumento de 28% em relação aos 37 bilhões de iuans apurados em 2016.

A companhia atribuiu o resultado ao crescimento da receita, melhora da eficiência operacional e redução das perdas com o câmbio.

Na mesma base de comparação, a receita da fabricante cresceu 16%, de 521,6 bilhões de iuans para 603,6 bilhões de iuans. O lucro operacional avançou 18,6%, para 56,4 bilhões de iuans.

Os produtos para infraestrutura de telecomunicações foram responsáveis por 49,3% da receita total, seguido por produtos para consumidores (39,3%) e empresas (9,1%).

O mercado chinês foi o responsável por metade (50,5%) da receita. No país, ela cresceu 29% graças à expansão da rede 4G, crescimento da quantidade de smartphones e aumento da busca por equipamentos de infraestrutura.

O segundo maior mercado da Huawei foi Europa e Oriente Médio, respondendo por 27% da receita. A aceleração do processo de digitalização nas empresas e as vendas de smartphones fizeram a receita da região crescer 5%. O mesmo movimento foi visto na Ásia-Pacífico, onde a receita cresceu 10%, respondendo por 12,3% do total.

O único mercado em que Huawei teve contração foi o das Américas, devido à queda nos investimentos em telecomunicações em países latino-americanos. No ano passado, a receita caiu 11%.

Fonte: Valor Econômico

publicidade