Portal Eletrolar.com

Notícias

CES: apostas para o futuro

Robôs foram grandes atrações na feira de tecnologia

A CES deste ano, que atraiu maior número de visitantes dos que as duas edições anteriores, apresentou um numeroso e variado universo de robôs. Dos que se aproximam cada vez mais dos humanos, fazem companhia a eles, principalmente no caso de idosos e crianças, até os que ajudam nos serviços de casa. Um pavilhão inteiro foi reservado para essas máquinas, algumas parecidas com pequenos cachorros e gatos, e que, hoje, são capazes de expressar tristeza e surpresa, bem como cantar as músicas favoritas das crianças com as quais têm contato e “assistir” televisão com seu dono.

Mais de quatro mil empresas expuseram seus produtos na maior feira de tecnologia do mundo, realizada de 08 a 12 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos. Este ano, cresceu o número de produtos vestíveis voltados ao bem-estar, que monitoram o sono e as atividades físicas, por exemplo, bem como o de drones de todos os tipos, alguns apropriados para a água, numa prova de que suas vendas devem crescer substancialmente daqui para a frente. Para controlar os drones, a sul-coreana TIE mostrou que joysticks e seus botões direcionais podem ser substituídos pelos dedos polegar e indicador.

No setor de carros autônomos, o Living Space Cabin dispensa o motorista, tem espaço similar ao de uma sala de estar, é equipado com vários dispositivos e é dotado de inteligência artificial e sistema de reconhecimento de voz. De acordo com a Panasonic, esse veículo pode ser o meio de transporte preferido pelas famílias em 2030. A Toyota, por sua vez, apresentou um novo carro elétrico sem motorista, chamado e-Palette, que pode ser utilizado para deslocamentos urbanos compartilhados por várias pessoas e também para a entrega de produtos de pequeno porte.

No mundo do entretenimento

Produtos diferenciados para o entretenimento marcaram presença na CES 2018, entre eles um televisor da Samsung, com 146”. O aparelho, com três metros de largura por 1,80 m de altura, com até 8 K de resolução, é feito por um sistema de módulos (painéis), que permite a montagem de diferentes telas de LED em uma só. Isso significa que os usuários podem adicionar ou remover módulos para tornar a televisão maior ou menor.

A LG mostrou a TV OLED W8, com 2,6 milímetros de espessura, que marca a evolução da linha de aparelhos superfinos da empresa. É equipada com a plataforma de inteligência artificial ThinQ, que permite receber comandos de voz e com um novo processador que exibe imagens com melhor qualidade. A Sony apresentou o A8F, que faz parte da nova linha Bravia, com display OLED e resolução 4K. Expôs, também, 0 televisor X900F, voltado aos que gostam de esportes e de filmes de ação com cenas muito rápidas. Conta com um chip que não borra as imagens.

Reconhecida pelo design de extremo bom gosto e pelo padrão de qualidade dos produtos, a empresa dinamarquesa Bang & Olufsen expôs um aparelho de som em formato de azulejos, também feito em módulos, que incluem alto-falantes, amplificadores e sistemas de absorção acústica, que são combinados entre si e instalados como quadros na parede. A empresa trabalha com o conceito de que é importante modificar a forma pela qual as pessoas interagem com os produtos eletrônicos, tanto que, no caso desse aparelho, os módulos funcionam, também, como obras de arte.

Casa e segurança

Na categoria de eletrodomésticos, a LG apresentou uma geladeira com televisão que fica transparente. Com isso, permite ao usuário ver os produtos que estão dentro do refrigerador, que também administra o conteúdo, a quantidade e a data de validade dos alimentos. Com duas portas, a geladeira pode ser conectada ao software da LG e ao Alexa, da Amazon, possibilitando colocar etiquetas virtuais nos produtos.

Para eliminar o cansativo trabalho de dobrar roupas, foi apresentada a FoldiMate Easy Clipping. Trata-se de uma máquina que dobra as roupas de maneira correta, desde que sejam bem posicionadas numa ponta do produto. A máquina dobra as roupas de maneira correta, basta colocá-las numa ponta, para saírem dobradas na outra. A máquina dobra de 20 a 40 itens no espaço de dois a quatro minutos.

Na CES deste ano também aumentou o número de itens para segurança das casas e com recursos bem avançados. O Aura, um dos equipamentos, que já está disponível no mercado, atende uma área de 65 m² e utiliza as ondas de rádio Wi-Fi das residências para construir uma espécie de padrão do movimento de paredes e objetos. Se esse padrão for alterado, ele aciona alarmes para os moradores.

Celulares e computadores

A Alcatel mostrou seu novo portfólio de smartphones com visual renovado e recursos modernos. A Huawei apresentou o Mate 10 Pro, aparelho premium com tela 6” QHD + OLED, bateria de 4.000 mAh, processador com inteligência artificial embutida e câmera traseira dupla com 20 e 12 megapixels. Da linha Samsung, os smartphones Galaxy A8 e A8+, com bordas mínimas, têm câmera frontal dupla e processador octa-core, 4 ou 6 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento interno.

Em acessórios, a empresa chinesa Calalyst expôs capas à prova d´água para smartphones, tablets e relógios. Como os produtos se ajustam ao corpo do aparelho, o usuário pode usar a tela sensível ao toque, a impressão digital e até botões, como o rotor de relógios inteligentes.

O Dell XPS 15, notebook híbrido 2 em 1, une design compacto com alta performance. Tem teclas compactas, alta performance na execução de aplicações pesadas e boa autonomia em uso cotidiano leve, cerca de 15 horas. Na linha de notebooks convencionais, a Lenovo levou para a CES aparelhos com processador Intel Core i7 de oitava geração.

Fonte: Redação Eletrolar News

publicidade