Portal Eletrolar.com

Notícias

Bloqueio de celulares piratas começa em 2018

A estimativa da Anatel é que 1 milhão de aparelhos irregulares entrem na rede todos os meses.

Os consumidores que comprarem celulares não certificados a partir de maio do ano que vem terão seus aparelhos bloqueados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu ontem estabelecer um cronograma para o bloqueio dos celulares piratas.

Os aparelhos homologados pela Anatel são os que possuem Imei (Internacional Mobile Equipment Identity), um número que tem a mesma função do chassi de um automóvel. Cada celular tem um número de identificação único e global.

Para descobrir se o celular tem Imei e é regular, basta discar *#06#. Se nenhum número aparecer, ou se o número que aparecer for diferente do que aparece na caixa do aparelho, o celular é falsificado.

A estimativa da Anatel é que 1 milhão de aparelhos irregulares entrem na rede todos os meses. Apesar disso, os clientes que já adquiriram celulares falsificados não terão os aparelhos bloqueados. O bloqueio só será realizado para celulares sem Imei que entrarem na rede no ano que vem, conforme o cronograma aprovado hoje.

Para consumidores do DF e GO, os celulares piratas serão bloqueados a partir de 9 de maio de 2018. Para os clientes de PR, SC, RS, AC, RO, SP, TO, MT e MS, a partir de 8 de dezembro. Para a Região Nordeste e demais Estados do Norte e Sudeste, o bloqueio será a partir de 24 de março de 2019.

Os clientes que tiverem celulares piratas receberão mensagens de celular 90 dias antes do bloqueio.

Para clientes do DF e GO, a data limite para comprar um aparelho irregular sem risco de bloqueio é 21 de fevereiro. Para PR, SC, RS, AC, RO, SP, TO, MT e MS, 22 de setembro; e para Nordeste e demais Estados do Norte e Sudeste, a data limite é 6 de janeiro.

Fonte: O Estado de S. Paulo

publicidade