Portal Eletrolar.com

Artigos

  • 02/10/2018 | 11h25

24 anos de transformações, desafios e vitórias do setor

Por: José Jorge do Nascimento Junior, presidente da Eletros

Este ano, a Eletros comemorou o seu 24º aniversário e continua imbuída na defesa dos interesses de suas associadas, promovendo a indústria brasileira por muitos mais anos que virão. Duas décadas de trabalho e dedicação para fortalecer o setor fizeram com que a associação se tornasse uma das principais entidades de classe do País, representante de 30 das principais empresas do mercado, que operam 47 unidades fabris em 29 cidades e 11 Estados, gerando 130 mil empregos e riqueza correspondente a 3,3% do PIB industrial do Brasil.

Em 1994, ano da implementação do Plano Real, uma das mais significativas transformações da economia do Brasil, foi criada a Eletros, no mês de agosto. Foi, também, o ano do tetracampeonato da seleção brasileira em Copa do Mundo e, assim, marcado pelo desejo dos brasileiros de trocar a sua televisão por uma com novas tecnologias. Foi, ainda, um ano eleitoral que culminou na eleição de Fernando Henrique Cardoso.

A Eletros foi fundada em meio a esse ambiente de grandes mudanças, que começaram a moldar um novo país. Adaptação e superação estão no DNA da entidade. Driblando os desafios, os produtos fabricados pelas nossas empresas associadas adentraram em todas as casas brasileiras, levando conforto, lazer e bem-estar e facilitando o dia a dia.

O mundo vive em constante transição e é com a capacidade de adequação que vamos acompanhar os novos tempos. Oferecer produtos inovadores, que atendam plenamente os consumidores mais rigorosos, em um ambiente extremamente competitivo, é um dos grandes desafios da indústria mundial. Para o setor eletroeletrônico não é diferente.

A Eletros quer contribuir com seus associados, identificando as tendências e apoiando a criação de iniciativas e programas que incentivem a inovação, a sustentabilidade e a geração de emprego.

Na área da internet das coisas (IoT), os projetos devem movimentar US$ 8 bilhões no Brasil este ano, o que representa crescimento de 14% ante 2017, segundo dados do IDC. Os aparelhos conectados cada vez mais ampliam o portfólio das empresas, como é o caso dos equipamentos de ar-condicionado com função Wi-Fi e controle remoto por meio de smartphones e tablets.

O comprometimento do nosso setor com a alta tecnologia e com produtos inovadores, ambientalmente sustentáveis e com excelente eficiência energética e hídrica continuará sendo a mola propulsora para estarmos na vanguarda das transformações. A fabricação de produtos, a partir de insumos com maior durabilidade e eficácia, que garantem segurança aos seus usuários, oferecidos a preços acessíveis, é prioridade inegociável na política de negócios dos nossos associados.

Diante disso, nossa responsabilidade, como entidade, é zelar sempre pelos bons resultados, por serviços de qualidade e contínua defesa da economia de mercado. A Eletros permanecerá defendendo os interesses da sociedade e das suas empresas associadas em um ambiente de competitividade positivo. Quer, também, contribuir na identificação de tendências e no apoio à criação de programas que incentivem a inovação, a sustentabilidade e a geração de emprego. Muito obrigado a todos que celebraram os 24 anos da Eletros!

Fonte: Revista Eletrolar News ed. 126

publicidade