2016: um ano de desafios e grandes avanços - Portal Eletrolar.com
Portal Eletrolar.com

Artigos

  • 07/12/2016 | 12h18

2016: um ano de desafios e grandes avanços

Por: Lourival Kiçula, presidente da Eletros

Este ano representou muitos desafios para o setor eletroeletrônico no Brasil, colocou à prova a perseverança e o talento do empresário brasileiro, e ele, como sempre, surpreendeu. Os fabricantes de eletroeletrônicos mostraram sua resistência diante das situações difíceis e agora se planejam para a recuperação que, acreditamos, começa a se desenhar em 2017. Por isso, estamos cientes de que será o esforço das empresas e dos trabalhadores o fator que poderá dar a partida na retomada da economia.

Chegamos ao final do ano com um ambiente que nos permite olhar para a frente e propor cenários mais positivos, e o aumento da confiança dos fabricantes e de consumidores reflete isso. A aproximação do Natal ajuda a elevar as perspectivas de vendas e garante um maior otimismo. No âmbito da Eletros, as expectativas vêm melhorando gradativamente desde abril.

O ano de 2016 também foi de importantes avanços em termos de tecnologia para os setores das linhas branca e marrom. A indústria de eletroeletrônicos tem extensa e constante contribuição no desenvolvimento de produtos cada vez mais inovadores, voltados para melhorar a vida dos consumidores. Os novos hábitos dos brasileiros, como a TV on demand e aparelhos com conexão à internet, sistema operacional e alta resolução de imagem, ajudaram a incentivar as trocas de televisores antigos, o que foi extremamente importante.

Na linha branca, que reúne fabricantes com marcas tradicionais e forte presença no País, o foco se manteve na oferta de alternativas com valor agregado cada vez maior. Outra prioridade foi manter a melhoria de eficiência energética dos produtos. Trata-se de uma relevante demanda da sociedade à qual o segmento vem respondendo à altura. A inovação tecnológica também foi um importante motor para o segmento de portáteis. Os produtos continuaram trazendo aperfeiçoamentos e novas comodidades para o consumidor final neste ano, e acreditamos que o movimento continuará em 2017.

A Eletros e suas associadas mantêm seus compromissos de contribuir para o desenvolvimento industrial do País, de oferecer produtos competitivos, que atendam às necessidades do mercado, de buscar menores custos e melhor qualidade de produtos e de promover o debate sobre questões que contribuam para o desenvolvimento do setor. Com certeza, 2017 será um ano para superarmos desafios e alcançarmos novas e importantes conquistas.

Fonte: Eletrolar News ed. 116

publicidade